Quem quiser estudar em um curso superior do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no primeiro semestre de 2018 deve se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a próxima sexta-feira, 19 de maio, no site http://enem.inep.gov.br. A partir do semestre 2018.1, o ingresso em cursos de graduação do Instituto Federal vai ser por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem.
A inscrição custa R$ 82 e deve ser paga até 24 de maio, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agências dos Correios. Os candidatos podem, no entanto, solicitar isenção do pagamento até 19 de maio. Podem pleitear gratuidade os concluintes de escola pública no ensino médio, os já declarados no CadÚnico (cadastro único do governo federal para programas sociais) e os que se enquadram nas exigências da Lei nº 12.799 (que dispõe sobre a isenção em processos seletivos a instituições federais de ensino superior).
O Enem 2017 vai ser realizado em todo o País e, em Santa Catarina, em 56 cidades. Na região do Planalto Norte, as provas serão realizadas em três cidades: Canoinhas, Mafra e Porto União.
Cursos do IFSC
O IFSC possui, entre seus cursos de graduação, cursos dos tipos bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia. A lista de cursos com vagas abertas no semestre 2018-1 será divulgada em edital próprio do Instituto Federal no final de 2017. A abertura de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deve ocorrer em janeiro de 2018.
No Câmpus Canoinhas do IFSC, são ofertados dois cursos: tecnologia em Alimentos e tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O curso superior de Tecnologia em Alimentos tem duração de seis semestres e é ofertado no período noturno, com quarenta vagas. Seu objetivo é formar profissionais capacitados para desempenhar atividades de fomento da produção de alimentos, utilização das tecnologias de produção, controle de qualidade e preservação de forma racional e econômica, visando a reduzir o impacto ambiental.
A duração do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas também é de seis semestres, com 40 vagas por semestre, no período noturno. Ao final do curso, o aluno estará apto para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação.
Liane Maria Dani
Jornalista (MT-PR 3297)
Câmpus Joinville e Canoinhas