A Master, uma das maiores produtoras de suínos do Estado, pretende ampliar a produção em Canoinhas. Para tratar sobre esta disposição de crescimento, o gestor de desenvolvimento econômico do município, Paulo Machado, esteve reunido com representantes da empresa em Papanduva no início desta semana: “a Master colocou-se à disposição para auxiliar no financiamento de pelo menos mais 20 granjas em nossa cidade para atender a demanda”, conta Machado. A atividade ocupa atualmente a terceira posição no movimento econômico primário de Canoinhas e representa importante atividade geradora de emprego e renda para os canoinhenses.
Durante o encontro que debateu o plano de negócios e os investimentos futuros, a Master se comprometeu em apresentar uma lista dos integrados da empresa à prefeitura. “Com isso as secretarias de Desenvolvimento e de Agricultura poderão ir até os produtores prestar atendimento específico e conhecer as demandas do setor. Vamos trabalhar para solucionar problemas nas propriedades e de acesso nas estradas”, expõe Machado.
O Município também fará mapeamento das áreas de agricultores que almejam receber os dejetos, assim como levantamento dos interessados em construírem granjas e ser um integrado. Regionalmente, Canoinhas é o município que mais produz suínos. Dados do IBGE/Epagri de 2016 mostram que o rebanho do município ano passado era de 62 mil cabeças – sendo 851 matrizes. O rebanho de Major Vieira é de 18,4 mil cabeças, Bela Vista do Toldo é de quase 11 mil, Três Barras 9,5 mil e Irineópolis 3,4 mil.
O presidente da Câmara de Canoinhas, Wilmar Sudoski, também participou do encontro garantindo apoio do Legislativo na apreciação de medidas de incentivos econômicos. Sudoski e Machado foram recebidos pelo gerente Cleonei Gregolin.
Priscila