You are currently viewing Gerência de Saúde de Canoinhas sedia capacitação sobre Codificação e Classificação de Causa Básica de Óbitos no Planalto Norte

Gerência de Saúde de Canoinhas sedia capacitação sobre Codificação e Classificação de Causa Básica de Óbitos no Planalto Norte

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

A Gerência Regional de Saúde de Canoinhas, em parceria com a Gerência de Mafra, realizaram durante na última semana a capacitação macrorregional sobre Codificação e Classificação de Causa Básica de Óbitos no Planalto Norte. O encontro iniciou na segunda-feira, 24, e encerrou nessa sexta, 28 de abril, com os encontros realizados na sala de reuniões da Gerência de Educação de Canoinhas.

Esta capacitação envolveu os 13 municípios do Planalto Norte que atendem as ADRs de Canoinhas e Mafra, através de suas Gerências de Saúde.

As palestras foram conduzidas pela enfermeira da DIVE, Albertina Brasil, enfermeira da gerência regional de Saúde de Tubarão, Ana Maria Costa, e enfermeiras da gerência de Saúde de Canoinhas, Hellen Cordeiro e Dayana Fernandes.

Sobre a Capacitação

A capacitação foi destinada aos profissionais de saúde que trabalham com codificadores de causas de morte para o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e padronizar a codificação das causas informadas no atestado médico da DO e a forma de inserir essas causas no Seletor de Causa Básica (SCB) visando o processamento e seleção da causa básica correta.

O codificador deve ter em mente que as causas atestadas numa Declaração de Óbito (DO) refletem o diagnóstico do médico atestante. Os codificadores não mudam nenhuma informação que o médico coloca na DO, apenas classificam o óbito segundo o que o médico atestou.

Quanto às afecções que conduziram à morte e as relações existentes entre elas, e esse diagnóstico não deve ser desconsiderado. Quando houver dúvida quanto à causa básica de um óbito, sempre que possível, solicitar esclarecimentos ao médico atestante da DO. Deverá levar também em consideração informações sobre o falecido, como idade, sexo, ocupação, local da ocorrência, endereços de residência e ocorrência, bem como outras informações: óbito de mulher em idade fértil, circunstâncias da causa externa, cirurgias ou procedimentos relacionados ao óbito, confirmação de diagnóstico por necropsia, entre outros. 

 

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação