O prefeito Beto Passos recebeu em seu gabinete no final da tarde de sexta-feira, 31, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Vissilar Pretto, os deputados Jorginho Mello, Mauricio Eskudlark, lideranças comunitárias e políticas para discutir melhorias na segurança do trecho urbano da BR-280, em Canoinhas.
Uma série de ações foram definidas graças ao anúncio de liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão do deputado Jorginho Mello. “É um grito da população que vocês muito bem estão encarando e matando no peito para resolver e eu me sinto peça desta corrente para arrumar a solução tirando recursos das minhas emendas pessoais”, assegurou Mello. O vice-prefeito Renato Pike agradeceu o envolvimento de Mello na resolução do problema: “não podemos permitir que mais pessoas morram naquele local e por isso agradecemos os recursos para que possamos preservar a vida”. Em 2016, Otávio Augusto de Barros, de sete anos, morreu atropelado neste trecho quando tentava atravessar a BR ao retornar da escola. Na semana passada, a falta de segurança na via foi alvo de protesto de moradores locais que fecharam a rodovia – o vice-prefeito participou do manifesto e se comprometeu em viabilizar a reunião da última sexta, quando houve o anúncio das melhorias.
Obras como a drenagem do trevo do portal de Canoinhas até a ponte do rio Água Verde, melhoria no acesso às ruas Mario João Mayer e Sérgio Gapski com a construção de um trevo e a drenagem por baixo da pista, a revitalização do trecho e a construção de lombofaixas estão previstas no projeto. Haverá também estudo para construção de uma passarela para pedestres no acesso ao bairro Água Verde. O superintendente do Dnit afirmou ainda que haverá licitação para compra de quatro lombadas eletrônicas. As obras devem iniciar ainda este mês.