A Associaçãodos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE realiza no próximo dia seis de fevereiro a solenidade de abertura da Jornada Pedagógica Planalto Norte – Formação Escola da Terra, promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O evento tem início previsto para as 9 horas no London Club, em Mafra.
A pedido do Colegiado de Educação da Associação, a UFSC, que promove a formação por meio do Instituto Educampo e do Centro de Ciências da Educação (CED) e (PronaCampo/MEC/SECADI), preparou programação que conta com oficinas de trabalho, palestras e atividades culturais, focando na vocação regional e cultural, de acordo com o que preconiza o Plano de Desenvolvimento Regional – PDR AMPLANORTE.
Os professores municipais da educação básica (séries iniciais e finais) associados à AMPLANORTE participam da primeira etapa da capacitação em 2017, que ocorre de seis a nove de fevereiro nos municípios de Mafra e Canoinhas simultaneamente. A segunda etapa ficará para a semana de 17 a 20 de julho. Em 2016, quando o processo foi iniciado, já foram capacitados cerca de 500 professores e em 2017 aproximadamente 700 professores serão beneficiados, com carga horária de 200 horas.
Escola da Terra
A ação governamental chamada “Escola da Terra”, do MEC, que se desenvolve no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), destina-se especialmente à formação continuada e acompanhada dos professores das chamadas escolas multisseriadas e das escolas situadas em comunidades quilombolas. Essa ação propõe como principal estratégia a utilização de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e a valorização de seu contexto sociocultural.
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE