Na última terça-feira (20) o Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina, órgão ligado à Federação Catarinense de Municípios – FECAM, esteve reunido na sede da Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, na capital do Estado, para debater assuntos pertinentes ao REGIN e o Sistema integrador da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina – JUCESC e também sobre o Movimento Econômico.
O presidente da JUCESC, Júlio Cesar Marcellino, participou da reunião e falou da possibilidade de haver uma alteração no Sistema Integrador do REGIN estadual. O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA que é quem mantêm o programa REGIN Municipal já está estudando as possibilidades de adaptação na ferramenta, para que os municípios não sintam o nenhum impacto em relação ao cadastro mercantil, caso haja a mudança do sistema estadual.
Já em relação ao Movimento Econômico, foi o assunto de palestra proferida pelo Auditor Fiscal do Município de Joinville, Paulo Tsalikis.
Questões polêmicas envolvendo a cota parte do ICMS pertencente aos municípios, bem como a metodologia adotada por Santa Catarina na apuração do Valor Adicionado foram amplamente discutidos.
A importância do tema, reforçada pela palestra, fez com que os membros do CONFAZ-M/SC deliberassem no sentido de conferir mais atenção ao Movimento Econômico.
Participaram também da reunião a Federação dos Contabilistas de Santa Catarina – FECONTESC, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina – SESCON/SC, SESCON de Blumenau, SESCON Grande Florianópolis e Conselho Regional de Contabilidade – CRC-SC.
Assessoria de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
www.fecam.org.br