Na tarde de sexta-feira, 12, no auditório da AMPLANORTE, em Mafra, foi realizada a entrega do Prêmio Epagri Escola Ecologia Márcia Mortari 2016.
O evento, que tem como objetivo reconhecer e valorizar esforços em ações de Educação Ambiental, foi promovido pelas Gerências Regionais da Epagri de Mafra e de Canoinhas, contando com o apoio financeiro do Programa SC Rural.
Para alunos e professores das escolas que se destacaram a celebração começou algumas horas antes, ainda no período da manhã. Como parte da premiação, todos tiveram a oportunidade de visitar, no campus da UnC em Mafra, o Cenpáleo – Museu da Terra e da Vida.
Para que os convidados pudessem entrar em contato com as realizações de cada escola foi montada, no hall de entrada da AMPLANORTE, uma pequena exposição dos trabalhos. Em seguida, no início do evento de premiação, foram apresentados os projetos das quatro escolas que se destacaram na área de educação ambiental no Planalto Norte. Na sequência foi realizada a entrega dos certificados e dos prêmios às escolas.
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra, presente ao evento, destacou em sua fala que é preciso multiplicar as ideias apresentadas. “Vamos demonstrar que é possível mudar, que é possível preservar e promover, cada dia mais, o desenvolvimento sustentável”.
As escolas premiadas foram:
– 4º Lugar – Escola Rural Rio da Areia (Itaiópolis) – Projeto “Desenvolvendo Ações Ambientais para a Melhoria do Espaço Escolar e da Qualidade de Vida do Educando”
– 3º Lugar – Escola Básica Municipal Aracy Hansen (São Bento do Sul) – Projeto “PANC – Plantas Alimentíceas Não Convencionais”
– 2º Lugar – Grupo Escolar Municipal Menino Jesus (Canoinhas) – Projeto “Utilização de Armadilhas Luminosas para o Controle de Pragas na Horta e Pomar”
– 1º Lugar – Escola Básica Municipal Emílio Engel (São Bento do Sul) – Projeto “Escola e Comunidade – Reflexões, Desafios e Ações”
Nery Nader Jr.