No dia 8 de junho, a comunidade escolar do Núcleo Escolar Adolfo Konder de São Pascoal, vivenciou momentos especiais.
A visita da professora de Língua Polonesa, Ludmila Pawlowski e de seu esposo Frederico Pawlowski foi motivo de festa na escola.
Ludmila ministrou aulas de língua polonesa no município em 2014 e 2015 e retornou à escola para trazer bolsas de design polonês, confeccionadas especialmente para as alunas dançarinas do grupo folclórico Tradycie Polskie.
Ao todo foram entregues 20 bolsas que vieram por meio de um recurso do consulado da Polônia no Brasil.
Além das bolsas, foram feitas exposições de telas pintadas à tinta óleo com motivos poloneses. As telas foram pintadas pela professora de artes da escola, Jussara, por meio de um recurso enviado pelo consulado para aquisição de materiais e hoje integram o patrimônio da escola.
A secretária de Educação, Lillian Eliane Bastchauer Ferreira, fez uso da palavra e destacou o importante trabalho desenvolvido pelo professor coreógrafo Quelson Marcelo Brito e pela diretora Andreia Kaschuk Janiszewski a frente do grupo folclórico e ressaltou o importante incentivo que o prefeito Juliano Pozzi Pereira tem dado à cultura do município.
As bolsas serão usadas para levar o material em apresentações do grupo, entre elas, no Festival de Dança de Joinville, no qual o grupo fará uma apresentação especial. A participação no maior festival de dança do mundo foi conquistada no Festival Dança Catarina, em 2015, quando o grupo conseguiu a primeira colocação de todo o Estado.
Ellen Colombo