Aprimorar os indicadores da educação do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS, esse foi o objetivo da reunião com o grupo técnico da educação da Rede SIDEMS, nesta quinta-feira (05), na sede da Federação Catarinense de Municípios – FECAM.
O grupo analisou os indicadores hoje existentes com as características do Plano Nacional de Educação. “Com base nas metas consolidadas pelo Plano, vamos reestruturar o índice de educação dos municípios”, explicou o economista da FECAM, Alison Fiuza.
Assim, o grupo prevê novos indicadores que contemplem áreas da educação que hoje não estão inseridas no índice, como: infraestrutura, características do corpo docente e o acesso e permanência dos alunos na escola. “Acredita-se que assim será possível apresentar um cenário ainda mais próximo da realidade da educação em Santa Catarina”. Os dados estão sendo estudados e aprimorados pela área de Desenvolvimento Regional da FECAM e já devem integrar o IDMS de 2016.
Além da equipe da FECAM, participaram da reunião representantes do Tribunal de Contas de Santa Catarina, da secretaria de Estado da Educação e da Universidade do Estado de Santa Catarina.
IDMS – O índice é um auxiliar dos gestores e instituições para transportar os municípios e regiões catarinenses a patamares mais elevados de desenvolvimento. Ele tem como base quatro dimensões da sustentabilidade: político-institucional, ambiental, econômico e sociocultural. Além dessas dimensões o IDMS é composto por nove subdimensões: educação, saúde, cultura, habitação, economia e renda, meio ambiente, participação social, gestão pública e finanças. No total são 4 dimensões, 9 subdimensões, 30 indicadores e 62 variáveis. As informações podem ser acessadas emindicadores.fecam.org.br
Leticia Póvoas
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM