O CEM Anjo da Guarda completa 20 anos no próximo sábado, dia 7 de maio, com diversas comemorações para os alunos , familiares e comunidade escolar. Haverá celebração de Ação de Graças, apresentações culturais, exposição de trabalhos, premiação do melhor desenho dos 20 anos da escola, frase, poesia e paródia.
O Anjo da Guarda começou a funcionar em 1996 com 12 alunos e tendo como diretora a Profª Zenaide Godescki Grein que permaneceu durante 16 anos. Sua fundação aconteceu como fruto de uma iniciativa comunitária entre a Prefeitura Municipal de Mafra/Secretaria Municipal de Educação e o Hospital São Vicente de Paulo, que cedeu uma casa de sua propriedade, efetuou as reformas, adquiriu os móveis e utensílios com o auxílio do Clube de Amigos do Hospital. Em contrapartida a Prefeitura Municipal de Mafra contratou os profissionais. Com o tempo e diante da intensa procura por parte da comunidade vizinha do Hospital, também foram aceitas na Unidade, as crianças das proximidades.
Até 2010 o público alvo era da Educação Infantil e Séries Iniciais. A partir de 2011 foram implantadas as séries finais, passando a ofertar gradativamente o ensino fundamental.
Como nasceu
O CEM Anjo da Guarda nasceu da preocupação do Hospital com relação às mães que ali trabalhavam e não tinham onde deixar seus filhos menores. Com a iniciativa para a abertura do Centro de Educação essas mães sentiriam maior tranquilidade e segurança, sabendo que seus filhos estariam próximos do seu local de trabalho.
Atualmente a escola atende 637 alunos de 06 meses a 14 anos, com um quadro de 84 profissionais, tendo como Diretora a professora Carla Elice Silveira e coordenadoras Michele Patrícia Selonke Nunes e Simone Aparecida da Costa. “O CEM Anjo da Guarda é uma escola conforme definiu Paulo Freire”, afirmou a diretora.
Poema: A Escola é (Paulo Freire)
Escola é
… o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos…
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.