O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE sinalizou que fará uma análise diferenciada das contas dos municípios no ano de 2016, com relação ao exercício de 2015, e a 2017, com relação ao exercício de 2016. A informação foi dada pelo presidente do TCE, conselheiro Luiz Roberto Herbst, durante reunião realizada na segunda-feira, entre os conselheiros do Tribunal e a comitiva de representantes das 21 Associações de Municípios do estado, liderada pela presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind.
A presidente e os prefeitos ressaltaram a gravidade dos reflexos da crise econômica do país para a saúde financeira dos municípios que já apresentam déficit em algumas áreas de atuação. Foi também entregue aos conselheiros do Tribunal o Manifesto em Defesa dos Municípios Catarinenses. “Temos que repensar esta forma que estamos vivenciando de gestão entre os entes públicos, de gestão política, econômica e financeira”, comentou Sisi Blind.
Herbst explicou quena análise o tribunal vai verificar as metas e o município cumpriu os limites legais e constitucionais como saúde e educação. Ele colocou que o Tribunal está aberto para auxiliar e ouvir os gestores municipais.
Participaram da reunião os conselheiros Herneus de Nadal, Luiz Eduardo Cherem e César Filomeno Fontes, além de técnicos e analistas do pleno.