Durante toda a semana, que é destinada a mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, as unidades escolares da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas, sob a Coordenação dos NEPREs – Núcleos de Educação e Prevenção às Violências nas escolas, estão realizando ações de informação e conscientização da comunidade escolar em que estão inseridas. Conforme a gerente de Educação Tania Mara Medeiros, as mobilizações que aconteceram nas unidades escolares, tem por objetivo unir esforços para intensificar o combate ao mosquito que transmite muitas doenças. “As ações envolveram alunos, familiares e toda comunidade. Pudemos também promover educação ambiental dos envolvidos, que também é um dever de todos nós”.
Na quinta-feira (7), que foi comemorado o Dia Mundial da Saúde, diversas escolas realizaram palestras, caminhadas, entrega de panfletos entre outras ações para promover a conscientização.
Na Escola de Educação Básica (EEB) Colombo Machado Salles, em Três Barras, os alunos do ensino médio matutino tiveram palestra abordando o assunto Aedes aegypti, proferida pelo tenente Gabriel. Também foi realizada uma web conferência no mês de março para os alunos do período diurno. E turmas dos anos iniciais confeccionaram cartazes nas aulas de Artes. Ainda, alunos do ensino fundamental – séries finais, junto com professores, realizaram caminhada nas proximidades da escola com o objetivo de realizar uma limpeza no local, eliminando possíveis focos do mosquito. Alunos da 3ª série do ensino médio matutino também elaboraram jogos de tabuleiro sobre o assunto para que, de forma lúdica, outros alunos também pudessem aprender mais sobre o assunto.
Na EEB Estanislau Schumann, em Bela Vista do Toldo, realizaram o projeto Jardim Sustentável, tirando do lixo pneus velhos, evitando a contaminação e proliferação do mosquito, além de embelezar o ambiente escolar. Também foram confeccionados cartazes, entrega de panfletos para comunidade, e ainda, foi feita visita “in loco”no cemitério municipal para ver a situação do local.
Na EEB Irmã Maria Felícitas, de Canoinhas, adotou o slogan “Felícitas contra o mosquito, conhecer para combater”. Na escola foram organizados debates com todos os alunos, e os professores passaram a desenvolver atividades pedagógicas em sala de aula e por área de conhecimento, como produção de desenhos, organização de mural na escolas, produção de livrinhos informativos, pesquisas sobre os dados das doenças no Brasil, estado e município, construção de uma armadilha para o mosquito, observando sugestão do MEC, entre outras ações.
Na EEB Antônio Gonzaga, de Porto União, alunos, professores e direção, realizaram na Avenida Santa Rosa, mobilização e blitz educativa para motoristas e comunidade que ali trafegavam. O objetivo foi informar e orientar a todos sobre os cuidados e ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Durante a Formação Continuada de Professores, houve um momento destinado ao repasse de informações e debates sobre o controle do Aedes Aegypti. Será desenvolvido também durante o ano, entre outros, o Projeto do Meio Ambiente, onde será abordado o controle do Aedes aegypti.
Já na EEB João José de Souza Cabral, em Canoinhas, foi iniciada uma campanha de orientação sobre a dengue. Alunos multiplicadores, que participaram de palestra com o tenente Marcelo, do Exército, realizaram diversos encontros com todos os alunos da escola. Um painel de conscientização também está fixado no hall de entrada da escola.
A EEB Júlia Baleoli Zaniolo e EEB Rodolfo Zipperer, ambas de Canoinhas, participaram da caminhada contra o Aedes aegypti, juntamente com o IFSC. Os alunos receberam também oficial do Exército, que realizou palestras com alunos do ensino fundamental e médio.
Os professores da EEF Sagrado Coração de Jesus, em Canoinhas, realizaram a integração das professoras de Ciências e Artes dos anos finais que desenvolveram com os sétimos anos um Concurso de Paródias com os temas: Água, Saúde e Dengue. Também foram realizados trabalhos com material recicláveis, destacando ações sustentáveis. As turmas dos primeiros anos tiveram trabalhos com cantigas, jogos, caça palavras entre outras atividades para prática pedagógica na sala de aula. A escola também desenvolve o projeto “ Horta Escolar”, onde os alunos do 4° ao 9° ano apropriam-se de conceitos de saúde, prevenção, alimentação saudável e qualidade de vida.
A EEB Luiz Davet, de Major Vieira, também realizou palestras, confecções de cartazes, murais e álbuns, além de teatro e continuação do Projeto “Vida Saudável”, das atividades do Nepre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A escola também fará palestras para as famílias dos alunos, durante a assembléia de pais.
“Foram diversas atividades realizadas nas unidades escolares de toda Regional Canoinhas, visando conscientizar alunos e comunidade escolar contra a dengue e sobre uma vida mais saudável para todos”, finaliza Tania.
Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação ADR Canoinhas