You are currently viewing Projeto inédito para utilizar GNV em frotas municipais é lançado na ExpoFecam

Projeto inédito para utilizar GNV em frotas municipais é lançado na ExpoFecam

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Na abertura da XII edição da ExpoFecam, a SCGÁS realizou o lançamento de um projeto piloto com objetivo de criar convênios com os municípios para estimular o uso do Gás Natural Veicular (GNV) nas frotas do poder público. De ontem (15) até o meio dia desta quinta-feira (17) os gestores municipais de todo o estado podem conhecer este projeto, assim como outras tecnologias que a feira expõe.

Representantes da SCGÁS estão com um estande na entrada da exposição, demonstrando as vantagens do GNV e esclarecendo dúvidas. Além disso, a Companhia trouxe dois automóveis, que também estão expostos no estande. O objetivo é atrair os visitantes e exibir os veículos com kit GNV instalados.

Para o presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, essa é uma oportunidade de iniciar o atendimento a um novo nicho de mercado. “A adoção do GNV nas frotas municipais, um projeto de vanguarda nacional e inédito no estado, pode trazer muita economia no custo operacional do poder público, já que são veículos que geralmente realizam longos deslocamentos. Isso possibilita ganhos à sociedade com a otimização dos recursos em período de crise econômica e a possibilidade de realocação do dinheiro público para outras áreas”.

Segundo dados da ANP atualizados no último mês, em Santa Catarina um veículo de frota que percorre 5.000 km por mês tem economia mensal de até R$ 800 para quem substitui a gasolina pelo GNV. Como o kit de 5ª geração tem custo aproximado de R$ 4,5 mil, o retorno do investimento já começaria a partir do sexto mês. Comparando o preço dos combustíveis, em Santa Catarina o GNV tem economia de 50% sobre a gasolina e 60% em relação ao etanol.

Além de ser a opção mais econômica, o GNV também melhora a qualidade de vida das cidades por ser a melhor alternativa para o meio ambiente. Segundo estudo de emissões veiculares, elaborado pelo Estado de São Paulo em 2013, a conversão do veículo para o kit GNV reduz a emissão de monóxido de carbono (CO) e gás carbônico (CO2) em menos da metade. Comparado à gasolina e ao etanol, o gás natural também emite menor quantidade de enxofre, arsênico, cádmio, cobre, mercúrio, chumbo, zinco, entre outros poluentes.

O EVENTO: A XII ExpoFecam está sendo realizado no Centro de Convenções e Exposições de Joinville (Expoville). O evento ocorre simultaneamente ao 14º Congresso Catarinense dos Municípios, que tem como tema as eleições de 2016 – condutas vedadas e encerramento do mandato. Entre os objetivos do congresso está apresentar soluções em serviços e equipamentos para modernização da gestão municipal. Cerca de mil pessoas entre prefeitos, vereadores, secretários, servidores públicos e dirigentes de instituições públicas e privadas participam dos três dias de evento.