“Estamos diante de um impasse. Precisamos recuperar o investimento no Brasil, mas para isso, precisamos reduzir a rigidez do gasto e fazer reformas, mudar a Constituição”. A constatação é do economista e colunista Raul Velloso, PhD em economia pela Yale University e ex-secretário nacional adjunto de assuntos econômicos do Ministério do Planejamento.
Raul Velloso proferiu palestra sobre as “Perspectivas para o desenvolvimento sustentável do País na próxima década” na abertura do XIV Congresso Catarinense de Municípios aberto oficialmente nesta terça-feira (15). Para ele, o grande problema é que o Brasil perdeu a força do investimento e o crescimento só se sustenta através dele.
“Essa talvez seja a maior crise que o Brasil já viveu”, ressalta. “Precisamos discutir os principais fatores que levaram a este quadro e os principais caminhos para sairmos dele. É preciso levantar a discussão e a reflexão sobre como fazer isto”, coloca.
A estrutura politica que precisaria atuar no sentido da retomada do crescimento está em frangalhos, segundo o economista. Enquanto a questão da governabilidade não for resolvida não haverá o devido encaminhamento para as desejadas e necessárias reformas e país vai cair no crescimento zero, alerta.
Velloso observa que a indústria catarinense é expressiva e que tem se aproveitado do incremento às exportações. No entanto, alerta, só isto não basta para tirar o país da recessão. “O caminho é lento e é preciso que outro integrante do PIB atue para recuperar os investimentos. E tem que ser o setor privado porque o publico não tem condições nenhuma”, concluiu.