A Federação Catarinense de Municípios – FECAM recebeu nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) a visita do consultor da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Eduardo Stranz e do analista de sistemas da entidade, João Krebs. A equipe veio conhecer o Portal das Transferências Constitucionais, desenvolvido pela FECAM em 2004, e o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável,lançado em 2012.
As receitas transferidas às contas municipais periodicamente são publicadas no Portal das Transferências Constitucionais. Com isso, os gestores pode acompanhar o valor do repasse do FPM, do IPI, do ICMS e do ICMS/Fadesc que o município irá receber, além de elaborar pesquisas comparativas, análise de perdas e crescimento da arrecadação.
Já o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável é um espaço de análise de situação (ou análise da qualidade de vida) voltado, sobretudo, ao gestor público municipal. Ele disponibiliza um conjunto de indicadores sociais, ambientais, econômicos, políticos e culturais para diagnosticar a realidade municipal.
A essência do Sistema é disponibilizar informação sistematizadas e o monitoramento da sustentabilidade dos municípios e regiões. Os índices gerados pelo sistema permitem que os gestores façam um comparativo e tenham um diagnóstico real do contexto municipal, permitindo aprimorar o planejamento municipal e aplicar recursos nas áreas mais carentes, além de medir os resultados das políticas públicas empregadas.
Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM