A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os contadores e os técnicos dos entes federados responsáveis por alimentar o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops) sobre as alterações que serão implementadas na ferramenta. A mudança será necessária para ser adequada à nova contabilidade aplicada ao setor público e irão entrar em vigor a partir do dia 10 de março.
As alterações no sistema serão significativas e demandam uma reaprendizagem e mudança de cultura, com consequente incorporação de novas técnicas e procedimentos. Elas serão impactantes não só aos profissionais da área contábil, mas também aos diversos setores e agentes públicos envolvidos com o Siops.
A partir de 2016, o rol das Receitas e Despesas do Siops não contemplará mais a separação de dados em Administração Direta e Indireta, passando a ter somente as informações de Receitas e Despesas orçamentárias consolidadas. Entre as principais mudanças, estão inclusões e exclusões no rol de receitas e despesas, bem como alteração em suas codificações e procedimentos contábeis referentes às contas de dedução da receita orçamentária e criação de colunas.
Como continuidade, em 2017 haverá adequações aos indicadores municipais que serão calculados automaticamente pelo próprio Siops.
Para conhecimento, visite o Portal da CNM: www.cnm.org.br