A Escola de Educação Básica (EEB) Almirante Barroso, localizada em Canoinhas, preparou uma exposição fotográfica bastante interessante sobre a Guerra do Contestado. As fotos estão expostas nos corredores da escola mesmo, e chama atenção de quem estuda ou visita a instituição. “Estamos tendo visita de escolas estaduais e do município. Nosso objetivo é que toda a região conheça um pouco da nossa história”, destaca o diretor Pedro Penteado do Prado.
O projeto foi idealizado pelo diretor, em parceria com os professores das disciplinas de Artes e História. A intenção é transformar o espaço em um museu fotográfico do Contestado, para que os alunos conheçam mais sobre o conflito e que a comunidade também tenha acesso. As fotos, que já são mais de 300, são de acervo pessoal do diretor e coletadas também pela internet – do fotógrafo sueco Claro Janson – que foi contratado pela empresa Southern Lumber para registrar a atuação da empresa na região, naquela época. O acervo tem fotos pouco conhecidas e bastante interessantes sobre a história do Contestado.
Nas imagens os visitantes descobrem um pouco sobre as origens do povo caboclo, crenças, desenrolar da Guerra do Contestado, fatos importantes na história de Canoinhas, incluindo também a fundação de alguns municípios.
Autor de cinco livros e mais um em andamento
Além da exposição na escola, Penteado também prepara um material de ficção ambientado na Guerra do Contestado. O diretor, que é autor de cinco livros já publicados e presidente da Academia de letras do Brasil em Canoinhas, está terminando seu sexto livro: “Contestado: que o povo fique com a história”. A publicação deve acontecer até o final desse ano. O livro conta a história de um caboclo que se torna um heroi do Contestado.
Sobre visitas
A escola está com a exposição aberta durante toda semana, e as escolas que quiserem visitar o espaço, basta ligar no fone (47) 3627-4217 e agendar sua visita.
Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas