Nesta segunda-feira, 10, Canoinhas recebeu integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que realizaram no município a audiência pública para debate do Plano Estadual de Educação. O evento aconteceu na Universidade do Contestado (Unc), no campus em Marcílio Dias, reunindo autoridades e profissionais da área de ensino.
“Sediar este debate é muito bom para o município, pois entendemos a importância da participação da comunidade, apresentando sugestões a este plano que irá nortear a educação em nosso estado”, comenta o prefeito de Canoinhas, Beto Faria, que compareceu ao evento acompanhando do vice-prefeito, Wilson Pereira, do secretário municipal de Educação, Hamilton Wendt e do deputado estadual Antônio Aguiar.
O Plano Estadual de Educação apresenta 19 metas a serem cumpridas até 2024. Entre as propostas está a que determina gastos equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina na área da educação. Outra meta é o aumento do número de vagas em creches. O documento traz ainda a valorização dos profissionais do Magistério da rede pública de educação básica, assegurando no prazo de dois anos a existência de plano de carreira e formar 75% dos professores de educação básica em nível de pós-graduação até 2024.
Para o deputado e presidente da comissão de educação, cultura e desporto, Valdir Cobalchini, o desenvolvimento do estado e do país só é possível com uma educação de qualidade. O parlamentar conduziu a audiência pública e destacou a importância do debate do plano. “Devemos construir um plano com a participação coletiva da sociedade catarinense e que atenda os anseios da comunidade escolar”, disse Cobalchini.
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina