O tempo seco, além de incômodo, aproxima problemas de saúde como rinite, asma e bronquite, além de outros mais sérios. O acúmulo de poluentes é outra consequência ruim da temperatura seca. Os gases tóxicos não conseguem dispersar na atmosfera, o que deixa os olhos com mais ardência e a garganta seca, com pigarro.
A fim de amenizar a poeira nas ruas não pavimentadas, por onde trafegam os caminhões pesados, a Secretaria de Infraestrutura realiza a molhadura dessas ruas. Um caminhão pipa (que fica à disposição da Defesa Civil do município) é utilizado na realização do serviço. “Esta medida é adotada por diversas outras prefeituras, nos locais onde a pavimentação ainda não chegou e, ajuda a amenizar a poeira nas vias públicas e nas residências próximas a estas ruas”, disse o secretário de infraestrutura Roberto Marciniak.
Algumas “receitas caseiras” ajudam a melhorar a qualidade do clima que chega aos pulmões. Colocar uma bacia cheia d’água nos ambientes internos é um exemplo que ajuda a deixar o ar mais úmido .
Para aliviar os sintomas, a Secretaria de Saúde dá algumas dicas para lidar melhor com o ar seco:
• Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos. Incentive a ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco.
• Também é importante manter a higiene doméstica. Evite o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos.
• Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos.
• Durma em local arejado e umedecido. Isso contribui para uma noite de sono tranquila (os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores)
• A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.
Tamires Luiz
Dpto. Comunicação Social, Imprensa e Marketing Municipal