Obras de implantação da rede de esgoto seguem em ritmo acelerado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Nos últimos meses, os moradores de Canoinhas puderam perceber uma movimentação diferente em frente às suas casas: são as obras do esgotamento sanitário, que irão promover mais qualidade de vida para os canoinhenses. Nesta primeira etapa das obras, serão implantados 47 km de rede de esgoto, investimentos que ultrapassam R$20 milhões.

O Coordenador regional da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Herbert Grosskopf Junior, comenta sobre a metodologia de trabalho da Itajuí, empresa responsável pelas obras. “Estamos chegando na parte do centro. O pessoal vem abrindo as valetas na frente, enquanto o pessoal do acabamento já vem assentando as pedras para poder deixar pronto o calçamento, a calçada e o acesso às casas”, relata Junior.

“Canoinhas está um canteiro de obras. Das diversas ações que ocorrem em nosso município temos que destacar as obras do esgotamento sanitário. Há 40 anos a comunidade espera que aconteçam essas obras em nosso município. Iniciamos neste ano através de um contrato de programa com a Casan, que foi o primeiro contrato de programa assinado em Santa Catarina que visa promover investimentos na área de saneamento básico”, conta o prefeito de Canoinhas e presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), Beto Faria, que destaca ainda a importância dos investimentos em saneamento. “Sabemos dos transtornos que essas obras produzem para a comunidade, para os moradores, nas vias públicas, no comércio, mas esses transtornos são muito bem vindos em função dos benefícios que serão revertidos para a comunidade. Todo recurso que é investido em saneamento diminui o custo lá na frente na área de saúde. Cada um real investido em saneamento básico economiza quatro reais em investimentos na área de saúde”, destaca Faria.

De acordo com o gestor de saneamento, Frederico Ecker, o papel da prefeitura consiste em fiscalizar o cumprimento do contrato da Casan com o município para a prestação de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. “A nossa participação é no sentido de que os investimentos contratados sejam cumpridos. Essa fiscalização é feita pelo município através da Aris que presta esse serviço na fiscalização do contrato”, explica Ecker.

-- 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina