Na manhã de segunda-feira, 27, o Prefeito Beto Faria conferiu a entrega de 3 mil quilos de alimentos, adquiridos de agricultores familiares do município por meio do Programa e Aquisição de Alimentos (PAA), uma ação dos governos municipal e federal que desde 2014 beneficia agricultores, por meio da compra de produtos, além de famílias em situação de vulnerabilidade que são contempladas com frutas, verduras e hortaliças de qualidade. A entrega dos alimentos aconteceu na sede do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional de Canoinhas.
“O PAA é uma conquista para o município, que pode com muita alegria dizer que tem famílias com acesso a alimentos de qualidade. É uma ação que integra os agricultores familiares da área rural de nosso município com as famílias vulneráveis e entidades da área urbana”, comenta o prefeito Beto Faria, destacando a importância do trabalho em conjunto das secretarias municipais para o melhor atendimento à população. “Todo esse processo funciona muito bem porque temos uma boa equipe que orienta os agricultores sobre a produção, que faz todo o processo de compra dentro da legalidade, que confere a qualidade dos alimentos e que atende as famílias vulneráveis. É esse trabalho planejado e executado com muita seriedade, que faz toda a diferença”, enfatiza o prefeito.
Com o Programa de Aquisição de Alimentos, o governo pode comprar alimentos produzidos por agricultores familiares sem a necessidade de licitação, em compras até R$6,5 mil por produtor. Em Canoinhas o programa é coordenado pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e de Assistência Social, e conta com 33 produtores rurais cadastrados. Todas as segundas e quartas-feiras, estes produtores entregam alimentos para a prefeitura, que confere as quantidades e qualidade dos produtos para posterior entrega às famílias em situação de vulnerabilidade e entidades sociais do município.
“O PAA municipal faz parte das diversas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, que buscam fortalecer a agricultura familiar, oferecendo serviços públicos e promovendo a alimentação saudável, como um direito básico de toda a população”, conta o secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke. Criado pelo Governo Federal, com adesão da prefeitura de Canoinhas, o programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
De acordo com a coordenadora municipal de segurança alimentar e nutricional, Zenilda Lemos de Souza, para a próxima proposta o município tem a intenção de aumentar o número de agricultores fornecedores e, para isso, fará o cadastro dos agricultores familiares que tenham interesse em comercializar frutas, verduras e hortaliças para o PAA. Os interessados em se cadastrar devem comparecer à Sede da Segurança Alimentar, situada na Rua Almeida Cardoso nº822, no centro, e apresentar seus documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Os novos cadastros serão feitos até 10 de agosto.
— Assessoria de Comunicação Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina