O Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis recebeu representantes de diversas entidades e profissionais de áreas relacionadas ao social, para discussão dos assuntos de interesse da população no que tange a políticas públicas do SUAS, na “X Conferência Municipal de Assistência Social”.
Na abertura do encontro, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Edson Eckel destacou que o momento é de conferir o que foi feito nesses últimos dois anos e o que ainda precisa avançar. Lembrou da necessidade de pessoal habilitado para alcançar os objetivos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. “É um desafio que temos para efetivação do SUAS até 2026 e se quisermos avançar precisamos de pessoas para trabalhar”. Eckel falou da necessidade de conseguir dar às pessoas a possibilidade de autonomia social. “Quem dera possamos dar ao cidadão essa independência completa. Esse será nosso desafio”, concluiu.
Desafio
A Assistente Social, Kátia Borges Saliba, salientou que “consolidar o SUAS até 2026”, tema da X Conferência Nacional de Assistência Social traduz o desafio de olhar para trás, relembrando os resultados alcançados nos últimos 10 anos e, para o futuro, projetando um sistema solido e de qualidade. “Esse é o momento de conferir o que tem sido feito, os avanços conquistados e deliberar o que precisa ainda ser realizado para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social”, afirmou.
O Presidente da Câmara, Vereador Eder Gielgen destacou a importância do momento para debater temas de suma importância para a sociedade. Ao se dirigir aos profissionais ligados à Assistência Social presentes na conferência, afirmou serem todos “anjos da guarda das pessoas necessitadas do município e também as vozes deles”. Colocou o Legislativo como parceiro para as necessidades da assistência social.
Eixos temáticos
Antes de iniciar as discussões dos 5 eixos temáticos, Neiva Silvana Hack proferiu palestra sobre “Pacto Republicano no SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Ao final da conferência foram eleitos os delegados para participarem da X Conferência Estadual, que acontecerá no período de 30 de setembro a 2 de outubro, em Florianópolis. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Mafra através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal da Assistência Social.
A X Conferência debateu os seguintes 5 eixos:
1- Dignidade humana e justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS;
2- Participação social como fundamento do SUAS;
3- Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público e republicano;
4- Qualificação do trabalho do SUAS;
5- Assistência Social e direito.
Joyce Silva e Fátima Strapasson – Jornalistas
Assessoria Especial de Comunicação – AEC
Prefeitura de Mafra (SC)