A Hepatite é uma doença grave e silenciosa que causa inflamação no fígado, através de um vírus mais comum nos tipos A, B ou C. A inflamação é ocasionada pela contaminação de água, sangue, pela fragilização do órgão com o uso abusivo de bebida alcoólica ou medicamentos, e pela transmissão através de relações sexuais sem o uso de preservativos. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável estão entre as maiores vítimas de hepatite.
Os sintomas da doença são cansaço, dor abdominal, fezes claras, pele e olhos amarelados, febre, tontura, enjoo e/ou vômito e urina escura.
HEPATITE A
Transmitida através de água ou alimentos contaminados.
Para prevenir a Hepatite tipo A, é necessário que haja uma boa higienização dos alimentos e das mãos após a utilização do banheiro.
HEPATITE B
Transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo.
É possível evitar a contaminação deste tipo de hepatite não compartilhando objetos como agulhas e seringas, além de materiais de manicure ou materiais para confecção e tatuagens ou aplicação de piercings sem esterilização adequada.
A gestante portadora do tipo B de Hepatite pode transmitir o vírus para o bebê. Por isso é importante fazer o teste de Hepatite e a vacinação na gestação. Todo recém-nascido deve tomar a primeira dose a vacina logo ao nascer.
A vacinação também é importante para menores de 29 anos e grupos vulneráveis.
HEPATITE C
É transmitida pelo sangue, compartilhamento de seringas e materiais perfuro cortantes contaminados.
Quem recebeu transfusão e sangue antes de 1993, deve fazer o teste. A transmissão é menos frequente neste tipo, mas é importante exigir o controle de qualidade da bolsa e sangue.
A prevenção através da vacina não existe para o tipo C de Hepatite.
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina