No mês de junho, no auditório da Cooperpomares, aconteceu a 1ª reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Monte Castelo (CMDR) do ano de 2015. Na ocasião, agricultores de diferentes comunidades rurais e representantes das instituições públicas e civis do município puderam conhecer em detalhe os programas do Governo do Estado para o segmento agropecuário e também discutir algumas ações no âmbito municipal.
Primeiramente, o Presidente do CMDR, Pedro Perito Cardoso, iniciou os trabalhos dando as boas-vindas a todos os presentes e passou a palavra ao extensionista rural da Epagri, o engenheiro-agrônomo Josinei Antônio Tissi, que utilizou o espaço da reunião para apresentar a situação atual do escritório, dados e número de famílias assistidas, métodos de assistência utilizados, principais atividades agropecuárias orientadas e ações realizadas em 2014. Além dos resultados de 2014, Tissi apresentou o planejamento de 2015. Sobre os programas da Secretaria da Agricultura e da Pesca – Terra Boa Calcário, Sementes de milho, Kit informática, Kit apicultura e Kit forrageiras – Tissi prestou contas do ano anterior e apresentou a situação atual das cotas disponibilizadas e as exigências de cada programa. Também fez apresentação do novo extensionista rural que atuará no município, o engenheiro-agrônomo Vendelino Skonieski.
O gerente da agência de Monte Castelo do Banco do Brasil, Sr. Nicolau Mocelin, falou sobre a importância da adimplência dos agricultores, crédito rural e taxa de juros para a agricultura empresarial. Discorreu também sobre o lançamento do Plano Safra 2015/2016 para agricultura familiar, que ocorrerá no final do mês.
Na ocasião, o secretário de Obras do município, Sr. Antonio Magrin, prestou informações sobre o andamento dos serviços em parceria com a Secretaria da Agricultura no que se refere à utilização de máquinas e implementos agrícolas cedidos aos agricultores. Abordou também os trabalhos nas estradas rurais e o transporte de calcário em parceria com a Coperdia.
Logo após, Sezinando Ribeiro Silva Neto, médico-veterinário representante da Cidasc, repassou informações sobre o mormo, é uma doença infectocontagiosa dos equídeos, que está ocorrendo no Estado. Ela pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Ressaltou os cuidados que devemos ter para conter a disseminação dos focos de infecção.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Estefano Saviski Filho, dirigiu a palavra prestando informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Informou que o prazo para o seu cadastramento foi estendido até maio de 2016 e ainda ressaltou sua necessidade e relevância para o agricultor.
A Cooperpomares, através do seu presidente, Sr. Deniz Grein, comentou o mercado e a comercialização das frutas na safra 2014/2015. Pelo fato de alguns pomares terem sido atingidos por granizo, houve perda de qualidade, resultando em preços menores comparados ao do ano anterior.
E para terminar, foi realizada a eleição para a Diretoria. O Sr. Pedro Perito Cardoso foi aclamado presidente, Vendelino Skonieski secretário, e Estefano Saviski Filho reeleito tesoureiro.
Desde já a Diretoria do CMDR agradece à FM Castelense pelo apoio na divulgação do evento e à Cooperpomares pela cessão do auditório.
Mais informações:
Epagri Monte Castelo, email: emmontecastelo@epagri.sc.gov.br
Pedro Perito Cardoso, e-mail: pedroperito@yahoo.com.br