Os idosos que representaram Canoinhas nos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) prestaram homenagem ao prefeito Beto Faria e ao vice-prefeito Wilson Pereira. Durante reunião no Centro Administrativo Dr. Haroldo Ferreira, os atletas da terceira idade fizeram um relato sobre a participação da equipe na competição e também agradeceram o apoio recebido do poder público municipal.
Nesta edição dos jogos, realizada em Criciúma, Canoinhas foi representada por 33 atletas, que disputaram as modalidades de Dança Coreográfica; Dança de Salão, para pessoas com idade superior a 70 anos; Bocha; Bolão; Dominó e Canastra. Para que a delegação pudesse ir até Criciúma e retornar a Canoinhas com conforto e segurança, a prefeitura contratou empresa responsável pelo transporte dos atletas. A hospedagem da delegação também foi custeada pela prefeitura, que foi responsável ainda pelo pagamento das refeições durante todo o período de permanência dos atletas nos Jasti. De acordo com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer, o município aplicou R$29.463,00 no custeio das despesas da delegação canoinhense nos Jogos da Terceira Idade.
O atleta Osvaldo dos Santos agradeceu Faria por perceber a importância da participação da delegação nos Jasti e valorizar a terceira idade. “ Viajamos com muito conforto e ficamos em um hotel de qualidade durante todo período dos Jasti. Foi muito bom ter o acompanhamento da equipe da prefeitura, da Lucimeri Santi, que coordena as ações com os grupos de terceira idade, do Gerson Dobrochinski da Fundação de Esporte e Lazer e da enfermeira, Ana Maria Crestani, que nos atendeu muito bem”, disse o atleta que também ressaltou a relevância que os jogos, criados por meio de projeto de lei de proposição do deputado Antônio Aguiar, têm para os idosos. “Os Jasti são um momento importante para a terceira idade, não são apenas disputas, mas uma oportunidade de confraternização com pessoas de outras cidades. Ficamos muito contentes e agradecemos a prefeitura por possibilitar que a gente participasse de tudo isso”, disse o atleta.
Depois de receber uma medalha, entregue por idosas da delegação canoinhense, o prefeito Beto Faria falou da satisfação em receber os atletas da terceira idade e perceber a motivação dos idosos. “São momentos como esse, quando vemos a alegria no olhar de cada um, que fazem todo nosso trabalho valer a pena. Muitas vezes a gente fica fechado na burocracia, ansioso por um monte de coisas, por executar obras, promover ações… mas a principal obra é esta, que nós fazemos na vida das pessoas, na transformação das pessoas”, salientou Faria.
O prefeito também agradeceu os atletas que representaram o município e parabenizou o coreógrafo, Sérgio Teixeira, pelo trabalho que realizou de maneira voluntária com o grupo de dança. “Percebemos a transformação e motivação das integrantes do grupo de dança. Podemos dizer que a evolução de cada uma e do grupo, que neste ano apresentou uma coreografia diferente, já é uma das conquistas de Canoinhas nos Jasti”, disse Faria, que entregou uma medalha ao coreógrafo. Teixeira agradeceu a oportunidade expôs a satisfação em desenvolver o trabalho com os idosos. “Aprendi muito com o grupo da terceira idade. Com a energia e maneira alegre que vivem a vida”, comentou o coreógrafo.
Durante a reunião, a delegação da terceira idade contou que no período que estiveram em Criciúma disputando os Jasti ouviram muitos elogios em razão da edição sediada em Canoinhas. “Quando a gente dizia que era de Canoinhas sempre tinha alguma delegação que elogiava nossa cidade, dizendo que foram bem recebidos, que a acolhida que a prefeitura organizou no portal da cidade foi muito boa, que gostaram da gastronomia, dos hotéis e de toda estrutura que o município ofereceu nos Jasti em 2014”, relataram os atletas.
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina