A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente de Porto União e a Sanepar realizaram na tarde de terça-feira (23) o lançamento do Projeto de educação socioambiental Cidade Amiga. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação.
O Prefeito Anízio de Souza e o gerente regional da Sanepar, Bolivar Menoncin Junior, recepcionaram as autoridades e convidados, dentre eles o presidente da Câmara Almir Borini, o vereador Christian Martins, os secretários municipais Bento Trindade Junior (Educação), Rogério Stasiak (Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente), Jair Giraldi (Saúde) e Marcos Vieira (Desenvolvimento Social), diretores e professores das escolas municipais, e também alunos dos Núcleos João Fernando Sobral e Hermínio Milis.
A Sanepar realiza esse projeto seguindo o que foi proposto no Termo de Ajuste de Conduta (TAC). O projeto de educação socioambiental que será aplicado no munícipio faz parte de uma lista de itens a serem cumpridos pela Sanepar em Porto União. O TAC foi assinado em dezembro de 2013, entre Companhia, Instituto das Águas do Paraná e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS). Aproximadamente 300 mil reais fazem parte do projeto contando com a confecção de uma sala ambiente, que será construída no bairro Bela Vista e que será utilizada para centralizar as atividades.
O projeto intitulado Cidade Amiga visa trabalhar o ciclo rio a rio, em todas as suas fases: desde a captação da água até, depois de todo o processo, o lançamento dos efluentes no rio, bem como a conscientização ambiental envolvida em todo o processo.
Ações informativas sobre a atuação da Sanepar no município será uma das ferramentas usadas pela empresa. Passando pela sensibilização ambiental da comunidade com a separação do lixo, formação de agentes socioambientais, exposições itinerantes com mutirões de limpeza e plantios comunitários, além da criação de um programa de monitoramento participativo da qualidade ambiental dos rios urbanos. Serão distribuídos materiais de apoio como jogos para serem utilizadas nas escolas, como dominó, tabuleiro, cartilhas para facilitar o trabalho com as crianças e jovens.
O projeto tem apoio do poder público por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente e da Secretaria de Educação, que desde o início auxiliaram na organização de todo o projeto e agora seguem com a aplicação.
Para o Prefeito Anízio de Souza o município tem vivido um momento muito importante onde são levantadas as questões ambientais. “Temos que fazer a nossa parte agora, se não as futuras gerações pagarão um preço muito alto. Temos um compromisso muito sério com o meio ambiente e é importante que todos criem a consciência ambiental, comprometidos com esse trabalho”, enfatizou.
Camila Godoi (42) 8402 6464
Juliano Crespo (42) 9977 1529
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porto União – SC