Programa busca incentivar produção de leite na região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Buscando incentivar a pecuária leiteira no município a prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural aplicou mais de R$21 mil na compra de 12 botijões de sêmen. Nos próximos meses também deve acontecer processo licitatório para compra 1.150 doses de sêmen e 12 kits de equipamentos necessários para inseminação.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke, a seleção da genética que será adquirida teve como referência o projeto de produção do Planorte Leite, lançado em 2014 e que tem como referência as pastagens perenes de verão e inverno.

O fortalecimento da atividade leiteira na região pode aquecer o mercado de equipamentos, ração, medicamentos e indústrias processadoras, beneficiando diversos segmentos da economia local ou ainda atraindo indústrias destas áreas para o Planalto Norte. Segundo Mielke, outro benefício do fomento à atividade e pecuária leiteira é o estímulo aos jovens do meio rural, já que esta atividade favorece a sucessão familiar.

Segundo dados do IBGE e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri), a produção diária da região é 6,9 litros de leite por vaca, considerada baixa se comparada à média de produção de outras regiões. Com o projeto Planorte Leite espera-se atingir a produção diária de 9,13 litros por vaca ao dia. Atualmente 120 produtores dedicam-se a atividade leiteira em Canoinhas.

-- 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina