O Plano Municipal de Educação de Porto União foi o quarto plano entregue ao Ministério da Educação, do Estado. Com isso, Porto União saiu na frente e virou referência na organização desse trabalho, que define o rumo da educação no município para os próximos dez anos. Na sexta-feira, 22, a equipe que organizou o plano, administração e demais convidados estiveram reunidos na Prefeitura para comemorar esse feito. O Prefeito Anízio de Souza anunciou durante a reunião a entrega do projeto de Lei para a Câmara sobre o reajuste salarial dos profissionais do magistério.
O professor Aurélio Bona, da empresa Integra Assessoria Educacional, contratada para auxiliar na elaboração do Plano, enfatizou o desafio que foi auxiliar na construção do plano. “Esse plano é resultado da tomada de consciência de todos os munícipes representados pelas entidades e pelos educadores. A partir disso o município traçou as suas metas de como fazer uma gestão democrática. No caso aqui temos a clareza de ter visto um plano ser construído passo a passo pelos munícipes de Porto União. As estratégias que estão ali já foram sinalizadas e assumidas”, explicou.
O Secretário de Educação agradeceu a comissão que elaborou o plano, a Câmara de Vereadores que aprovou o trabalho, o Sindicato dos Servidores Públicos, e aos demais parceiros que ajudaram de alguma forma para a elaboração e aprovação do Plano de Educação. “O Plano foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores durante a sessão ordinária de terça-feira, 12. A Secretaria concluiu o Plano no dia 30 de abril, quando realizou a apresentação da versão final em uma conferência no auditório da Secretaria”, explicou o Secretário. “Muitos municípios da região entraram em contato e estavam esperando a finalização do nosso Plano, pois ele se tornou uma diretriz para os outros municípios”, destacou o Secretário.
Com esse plano os próximos dez anos na área educacional estão definidos para Porto União. Esse plano também credencia o município para continuar recebendo recursos do Ministério da Educação.
De acordo com o Secretário foram mais de três anos de trabalho de elaboração do plano. “Essa equipe está há um ano trabalhando no Plano de Educação. Muitas tentativas foram feitas anteriormente, mas somente agora a equipe conseguiu concluir esse trabalho”, destaca.
A equipe comemora também a antecedência para a conclusão do prazo, fixada pelo Governo Federal até o dia 24 de junho. Agora após a sanção do Prefeito Anízio, o Plano estará apto para ser encaminhado ao Governo Federal.
O Vice-prefeito Aloisio Salvatti enfatizou que esse trabalho irá fazer a diferença para ajudar o munícipio a crescer. “Esse plano tem vida e isso realmente tem que sair do papel. Isso vai ser um legado que vamos deixar, muito maior que um asfalto ou que uma obra”, destacou Salvatti.
O Prefeito Anízio de Souza falou sobre a alegria por estar vivendo esse momento. “Estamos entre os cem primeiros municípios a entregar o plano. Quero parabenizar principalmente aos integrantes da comissão que trabalharam durante o ano inteiro para concluir cada palavra colocada nesse Plano”, parabenizou o Prefeito Anízio.
Sobre o reajuste salarial do magistério o Prefeito falou sobre o projeto de lei no final da reunião. “Estivemos reunimos com alguns representantes do magistério para discutir esse assunto. Após muita conversa e feita análise do impacto financeiro desse aumento conseguimos chegar num consenso”, explica o Prefeito Anízio. Serão 4,81% divididos em três parcelas, garantindo a adequação ao piso salarial dos profissionais do magistério a nível federal.
Participaram da reunião além de professores e integrantes de instituições que contribuíram para a elaboração do plano, os vereadores: Almir Borini, Maria Aldair de Carvalho, Alceu Jung, Osmar Martins e Sandro Calikoski.
Camila Godoi (42) 8402 6464
Juliano Crespo (42) 9977 1529
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porto União – SC