O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Papanduva atende cerca de 75 crianças e adolescentes com idade entre 6 a 17 anos. Todo o trabalho desenvolvido por professores, psicólogo e assistente social busca ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária de crianças e adolescentes em risco de vulnerabilidade social.
No centro de convivência, as crianças e adolescentes praticam diversas atividades voltadas à cultura, esporte e lazer. Elas têm ainda aulas de música, artesanato, artes cênicas e outros, coordenadas por profissionais capacitados na área. Uma vez que um dos objetivos do SCFV é possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã.
Outra prática de extrema importância, são as aulas de reforço escolar, que contribuem para a inserção, reinserção e permanência das crianças e adolescentes no sistema educacional. Nestas aulas, são trabalhados os conteúdos disciplinares de acordo com a faixa etária, seguindo a sequência das redes de ensino municipal e estadual. Os professores do retorço, trabalham os conteúdos de acordo com as necessidades educacionais individuais dos alunos.
Os adolescentes assistidos pelos profissionais participam de aulas e debates que abordam temas de interesse da faixa etária, como futuro profissional, economia, sexualidade, drogas, violência e outros.
Como participar?
Para que o SCFV possa atender a todos que dele necessitam, é necessário encontrar e cadastrar no CadÚnico as famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social e inserir com prioridade nos serviços os membros dessas famílias.
É fundamental a participação dos pais ou responsáveis no SCFV o que aumenta o grau de confiança e o vínculo entre a criança e o membro familiar. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço federal vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, para ter acesso ao Serviço é necessário os pais ou responsáveis realizarem cadastro no CRAS, que encaminha as crianças para o serviço e trabalha as famílias desses menores.
O público atendido no SCFV são Crianças e Adolescentes de 06 a 17 anos. Em especial:
- Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda;
- Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos.
- Em situação de isolamento;
- Trabalho infantil;
- Vivência de violência e, ou negligência;
- Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 ( dois) anos;
- Em situação de acolhimento em Casa de Passagem;
- Em medida socioeducativa em meio aberto;
- Egressos de medidas socioeducativas;
- Situação de abuso e/ ou exploração sexual;
- Como medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA;
- Crianças em situação de rua;
Atendimento dos grupos de acordo com a faixa etária:
Grupos por idade |
Dias da semana |
horários |
6 a 12 anos |
Segunda-feira Quarta-feira Sexta-feira |
8h às 11h30 – manhã 13h às 16h30 – Tarde |
13 a 17 anos |
Terça-feira Quinta-feira |
8h às 11h30 – manhã 13h às 16h30 – Tarde |
Tamires Luiz
Dpto. Comunicação Social, Imprensa e Marketing Municipal