Com o tema “O protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa: por um Brasil de todas as idades”, a conferência regional dos direitos da pessoa idosa reuniu representantes de diversos municípios do Planalto Norte. O evento aconteceu nesta quinta-feira,29, em Canoinhas e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Wilson Pereira, que representou seu titular, Beto Faria, e o presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), Gilberto Damaso.
As conferências de direitos das pessoas idosas são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da assistência social, da educação, da saúde, do esporte e lazer, da cultura, do transporte e acessibilidade. A principal característica dessas conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, especialmente das próprias pessoas idosas, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos.
“Temos mantido o compromisso de gerir políticas públicas na perspectiva de assegurar ao idoso seus direitos sociais, criando condições para promover sua integração e participação na sociedade, tendo como base o que prevê o Estatuto do Idoso e demais legislações”, disse a secretária de Assistência Social de Canoinhas, Ângela Soares.
O vice-prefeito, Wilson Pereira, fez uma saudação especial à presidente do Conselho Municipal do Idoso, Terezinha Maleme Rosa, destacando a atuação dela, que há muitos anos dedica-se às atividades com os grupos de terceira idade. Pereira, que também justificou a ausência do prefeito Beto Faria no evento, informando que os prefeitos da região estão cumprindo agenda de trabalho em Florianópolis, expôs os objetivos da conferência. “É um momento de reflexão de tudo que foi feito e de tudo que ainda deve ser feito para os idosos, pessoas que já fizeram muito durante a sua vida e que agora, chegando aos sessenta, sessenta e cinco anos, merecem viver intensamente a sua vida com tranquilidade e paz no coração”, explicou. O vice-prefeito encerrou seu discurso citando o Papa Francisco, dizendo que o abandono do idoso é a doença mais grave e que sem honra para os idosos, não há futuro para os jovens.
As conferências têm caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabeno aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações. Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Canoinhas, Terezinha Maleme Rosa, é preciso valorizar a experiência de vida dos idosos. “Queremos sim dizer que somos protagonistas a história e transmitir os valores para gerações futuras. Com o nosso esforço e iluminados pela luz divina, possamos hoje definir alternativas para a realização de um bom trabalho”, disse dona Terezinha, que declarou aberta a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa.
Antes da discussão de propostas para serem encaminhadas para a conferência estadual, os participantes da conferência regional ouviram palestra ministrada pela assistente social Marisa Melotto Gallotti, que fez uma explanação sobre o tema “O protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa: por um Brasil de todas as idades”. A palestrante compõe o quadro de assistentes sociais do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), é especialista em serviço social e políticas sociais públicas, graduada pela Unoesc de Chapecó, além de mestre em serviço social, pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
O grupo de dança dos participantes do Programa de Apoio e Valorização da Terceira Idade (Pavi) que representarão Canoinhas nos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) apresentaram na conferência a coreografia “Uma noite de gala”, mostrando que não tem idade para dança, para novos desafios e para ser feliz. A coreografia, uma mistura de hip hop dance com estilo livre, foi ensaiada pelo coreógrafo Sérgio Teixeira da Silva e pela diretora do Pavi, Luciméri Santi. A banda musical Novos Talentos também apresentou diversas músicas, além de executar o hino Nacional no evento.
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina