You are currently viewing Prefeitos do Planalto Norte cobram melhor infraestrutura para a região

Prefeitos do Planalto Norte cobram melhor infraestrutura para a região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Oito prefeitos ligados à Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) foram recebidos nesta terça-feira (28)  pelo superintendente do DNIT em Santa Catarina, engenheiro Vissilar Pretto. Na pauta, a necessidade do órgão federal empreender ações para melhorar a precária estrutura de transportes – notadamente no modal rodoviário – que corta a região. Além da duplicação da BR-116, eles insistiram na necessidade de uma reestruturação completa da BR-280, no trecho que vai de Jaraguá do Sul até Porto União. Além da construção, urgente, do viaduto no entroncamento entre as duas rodovias federais, na altura do quilômetro 12 da 116, trecho urbano de Mafra. Eles entregaram ofício ao superintendente, solicitando que estes pleitos sejam incluídos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 3) do governo federal. Também pediram a adequação dos acessos  aos municípios de Três Barras, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Travessia Urbana de Canoinhas (marginais, passarelas e viadutos) e contorno da Cidade de Porto União.

FEDERALIZAÇÃO DA SC-477 E DÍVIDA HISTÓRICA

Os mandatários presentes, além de lideranças empresariais, foram unânimes: o Estado e a União têm uma dívida histórica com o Planalto Norte que precisa ser resgatada. Um ponto que deixou a comitiva animada foi a possibilidade de federalização da SC-477, que liga Canoinhas a Papanduva e também é um gargalo ao desenvolvimento da região.

Pretto foi receptivo aos pleitos, elogiou (a exemplo de Murilo Flores, secretário de Estado do Planejamento, durante reunião na segunda-feira, 27) a união dos prefeitos, que cumprem extensa agenda de trabalho para viabilizar o Plano de Desenvolvimento Regional, que engloba ações em todas as áreas estratégicas para o Planalto Norte sair da estagnação econômica: Atração de novas empresas, fortalecimento da cadeira produtiva do leite,  Duplicação da BR-116, a reestruturação da BR-280 entre Jaraguá do Sul e Porto União, Instalação de um Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em Três Barras, Fortalecimento dos Consórcios de Saúde e Infraestrutura, modernização e qualificação das administrações municipais.

ORÇAMENTO

Embora receptivo aos pleitos, Vissilar Pretto sinalizou que 2015 é um ano de orçamento muito apertado. Acenou para 2016 como um ano em que a situação pode ganhar outros contornos. Ele informou, ainda, que as questões que envolvem a BR-280, inclusive a duplicação do trecho litorâneo, estão sempre na pauta do DNIT catarinense, que incluiu as obras no Plano Plurianual de 2016-2019 e nos orçamentos anuais da União.

Participaram da reunião os prefeitos de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira (presidente da Amplanorte), Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria, de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira, de Porto União, Anizio de Souza, de Mafra, Roberto Agenor Scholze, de Papanduva, Dario Schicovski e de Três Barras, Eloi José Quege.