No dia 23 de abril comemoramos o Dia Nacional da Educação de Surdos. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada o segundo idioma do Brasil, é o principal caminho de acesso das pessoas portadoras de deficiência auditiva à educação e à informação. Pensando na Inclusão Social, a Secretaria Municipal de Educação está oferecendo aos professores da rede municipal de ensino de Papanduva capacitação em Libras.
As oficinas acontecem todas as quintas-feiras, no período noturno, na Escola Professor Walmir Lúcio Senna. Além da Língua Brasileira de Sinais, os profissionais da educação aprendem técnicas para atrair a atenção dos alunos surdos/mudos para o aprendizado de Libras e da Língua Portuguesa, com propostas pedagógicas que tornem as aulas dinâmicas e atrativas.
A rede municipal de ensino ainda não tem matriculados alunos surdos/mudos, mas para o Prefeito Tuca, esta capacitação é de extrema importância para a comunidade papanduvense. “Precisamos estar preparados para bem receber e incluir os alunos que precisarem do ensino em Libras quando chegarem a uma das nossas escolas”, disse o prefeito.
Segundo o Secretario de Educação Municipal este curso objetiva capacitar os profissionais de educação a ensinar a linguagem falada e escrita aos alunos especiais.”Não só na rede municipais, mas nas escolas como um todo, é notório o déficit de profissionais que dominem esta língua. Nós precisamos de mais professores lecionando Libras nas escolas”; comentou.
Tamires Luiz
Dpto. Comunicação Social, Imprensa e Marketing Municipal