A reunião com assistentes sociais que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 13, foi finalizada com um telefonema que a primeira-dama de Canoinhas, Larissa Faria, achou necessário fazer. A ligação era para o presidente da Associação Canoinhense de Deficientes (ACD), José Clever Pereira Gomes, que recebeu a notícia com muita alegria. A ACD acabava de ser a entidade escolhida para receber a renda obtida com a venda de cartões da edição de 2015 do Café Solidário.
A escolha da entidade para ser beneficiada na 10ª edição do Café Solidário, previsto para acontecer na primeira quinzena de julho ou agosto foi feita em conjunto por assistentes sociais que compõem o corpo técnico da secretaria de Assistência Social de Canoinhas, além da primeira-dama, Larissa Faria e da secretária de assistência Social, Ângela Soares, responsáveis pela organização do Café. “O Café Solidário é mais uma maneira dos canoinhenses conhecerem e valorizarem o trabalho que as entidades sociais prestam em nosso município, pois a renda obtida com a venda de cartões é destinada para estas instituições que auxiliam muitas pessoas de nossa cidade. Sabemos do grande trabalho que muitas entidades realizam e a cada ano contemplamos uma. Em 2015 a ACD foi a escolhida por toda a equipe, ano que vem nos reuniremos novamente para selecionar a próxima”, conta a primeira-dama Larissa Faria.
Há 15 anos a ACD atende pessoas com deficiência física e sensorial de Canoinhas e região, realizando mais de 600 atendimentos ao mês, entre transporte, assistência social, fisioterapia, consultas e assistência social. A entidade, que não tem fins lucrativos, é mantida com recursos oriundos de subvenção repassada pelo governo municipal, além das doações feitas por algumas empresas e promoções realizadas pela entidade, como a venda de pastéis. “Foi muito bom saber que seremos os contemplados. Agora com a sede nova nós temos mais expectativas, aumentou a demanda de atendimentos e os recursos não acompanham este crescimento”, relata José Clever Pereira Gomes.
O Café já é tradição em Canoinhas. A primeira-dama, Larissa Faria e a Secretária Municipal de Assistência Social, Ângela Soares, coordenam e trabalham dia a dia junto com a equipe de voluntários que preparam o café, tudo para garantir que a comunidade possa aproveitar ao máximo o evento e que as entidades beneficiadas obtenham boa renda. Em 2014, foi repassado R$ 20.511,00 à Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas (Apoca). Esse valor foi arrecadado com a venda de cartões e de rifas durante o evento. “A equipe voluntária está se preparando para a realização do Café Solidário de 2015 e desde já conta novamente com a participação de todos nesta luta pelo bem comum”, conta a secretária de Assistência Social, Ângela Soares.
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina