A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mafra realizou na manhã da última sexta-feira, 10, reunião com presidentes dos 21 Clubes da Melhor Idade, quando repassou informações quanto à continuidade das atividades do antigo Centro de Convivência do Idoso, após a mudança por parte do Governo Federal, para Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A Secretária Katia Borges Saliba explicou que a mudança não foi escolha do município e sim uma imposição do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social, que deve ser cumprida. Destacou que o Prefeito Roberto Scholze tem grande carinho pelas pessoas da terceira idade e que constantemente cobra da secretária o desenvolvimento de trabalhos para os grupos.
Ela explicou que com a mudança apresentada, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos passou a englobar o Centro de Convivência do Idoso –CCI, além do PETI e outros programas de atendimento às crianças e adolescentes. Tranquilizou a todos explicando que as atividades vão permanecer as mesmas, com os idosos utilizando o espaço do CCI e as crianças nos espaços aonde já vem sendo desenvolvidos os programas. Falou que a secretaria de Assistência Social está de portas abertas para conversar, ouvir sugestões e reclamações, e reafirmou que todos os trabalhos permanecerão como sempre, sem mudanças. Ao final da reunião, fez a entrega dos kits para trabalhos manuais para os grupos.
Kits para artesanato
A Presidente do Clube da Terceira Idade Luz do Sol, da Vista Alegre e membro do Conselho do Idoso, Sibila Ribeiro dos Santos destacou a importância dos materiais para a confecção de artesanato que, posteriormente revertem em recursos para os grupos. Ela falou da necessidade de participação nos grupos, como forma até mesmo de superar processos de depressão. Os kits de materiais para artesanato são compostos de barbante e tecido (toalha e panos de prato), agulhas (tricô e crochê).
Os presentes foram informados ainda da reunião que acontecerá no dia 17 de abril, de preparação para a Conferência Regional do Idoso, que acontecerá em Canoinhas, quando serão discutidos temas relacionados à política do idoso.
Também foi informado aos participantes, que Mafra vai disputar a fase microrregional dos JASTI, que acontecerá em Rio Negrinho, no dia 29 de abril, com a participação de 28 atletas nas modalidades de truco, canastra, dominó e na dança de até 69 e acima de 70 anos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos conta atualmente com cerca de 500 idosos sendo atendidos nas atividades de ginástica, pilates, voleibol, jogos de mesa, artesanatos em fio e pintura em tecidos.
A Secretaria atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13:30 às 17 horas, na rua Pedro Kuss, s/n, na antiga estação da Rede Ferroviária Federal.
Priscila Fernandes – Assessora Especial de Comunicação
Joyce Silva e Fátima Strapasson – Jornalistas
Assessoria Especial de Comunicação
Prefeitura de Mafra (SC)