Promover a cidadania no Mercosul, aproximar os cidadãos e proporcionar o debate de questões comuns aos povos sul-americanos. Este é o objetivo do II Seminário Mercosul Cidadão que acontece em Chapecó, Santa Catarina, dias 22, 23 e 24 de abril. O evento é uma promoção da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul – UPM e da Prefeitura de Chapecó, com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e terá como tema central “Os Recursos Hídricos e a Gestão da Água”.
O Seminário servirá, ainda, para subsidiar os parlamentares regionais na elaboração de políticas públicas que promovam melhorias significativas na vida das pessoas, principalmente quando assunto é a água. O prefeito de Chapecó, José Caramori, presidente da Comissão de Articulação com Autoridades Locais da UPM e presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, prepara a recepção das autoridades.
Pela segunda vez, Chapecó foi escolhida para sediar o Seminário pela proximidade com a fronteira com a Argentina e pela localização estratégica, equidistante dos principais centros urbanos do Mercosul. Para o vice-prefeito, Luciano José Buligon, a realização do evento vai ao encontro dos anseios de Chapecó, que pretende se transformar na capital do Mercosul.
Numa demonstração de que mais importante do que os entraves políticos e comerciais é a integração dos povos, Caramori e Buligon manifestaram em todas as oportunidades de contatos com as autoridades do Mercosul, a satisfação do município de Chapecó em realizar a segunda edição do Seminário Mercosul Cidadão. “Esta segunda edição do evento ficará na história do Bloco Econômico e será um marco na integração e na busca da cidadania dos povos”, destaca Buligon.
São aguardados para os três dias de evento cerca de mil e quinhentos inscritos que, além da palestra magna sobre o tema de interesse mundial, estarão participando de encontros paralelos tais como: O II Fórum de Turismo como fator de integração no Mercosul; o XII Fórum do Corredor Bioceânico Central; Reunião do Fórum de Preservação dos Rios Uruguai e Paraguai e do Aqüífero Guarani; I Encontro de Autoridades Locais do Mercosul (prefeitos, intendentes, alcaldes, vereadores, consejales e ediles); Encontro do Colegiado de Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina; I Encontro de Universidades do Mercosul e I Encontro de Comunicadores do Mercosul.
Programação
Dia 22/04
Manhã e Tarde – Inscrições
20h – Abertura Oficial – Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes
Palestra magna com o Professor Doutor em Geociências e Professor Emérito da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Fernando Scheibe
Dia 23/04
Das 8h30 às 12h e das 14h às 18h – Atividades Paralelas e Oficinas
Dia 24/04
Das 8h30 às 12h – Atividades Paralelas e Oficinas
Das 14h às 16:30h – Elaboração Relatório de Atividade
17h – I Seminário de Comunicadores do MERCOSUL – Auditório
Palestra com o jornalista e escritor Ariel Palacios, correspondente da Globonews
20h30 – Solenidade de Encerramento – Teatro Municipal
Leitura da Carta de Chapecó
Palestra com o Dr. Rosinha – Alto Representante-Geral do MERCOSUL
Homenagens
Relação de Encontros paralelos
* II Forum de Turismo como Fator de Integração no MERSOUL – Turismo voltado para atividades aquáticas dentro da consciência da necessidade de preservação dos mananciais, rios e lagos;
* XII Fórum do Corredor Bioceânico Central;
* I Encontro de Autoridades Locais do MERCOSUL – Prefeitos, Intendentes, Alcaldes, Vereadores, Consejales e Ediles;
* Reunião do Colegiado de Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina;
* I Encontro de Universidades do MERCOSUL;
* I Encontro de Comunicadores do MERCOSUL;
* Reunião do Fórum de Preservação dos Rios Uruguai e Paraná e Aquífero Guarani;
* Reunião da Mesa Diretora da UPM
Temas aditivos
Fluxo de pessoas no MERCOSUL (Imigração e Migração);
Destinação de resíduos sólidos urbanos.
Mais informações:
UPM – http://www.blocobrasileiroupm.com.br
Prefeitura Municipal de Chapecó – www.chapeco.sc.gov.br