Um dos grandes programas realizados pela prefeitura de Canoinhas, em parceria com o Governo Federal, é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) onde o governo municipal adquire alimentos produzidos por agricultores familiares sem a necessidade de licitação, em compras de até R$ 5,5 mil para acesso individual e de R$ 6,5 mil por meio de cooperativas de agricultores familiares, destinando os produtos a entidades e programas sociais e também para famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesta segunda-feira, 13, o prefeito Beto Faria foi conferir como está sendo executado o programa, o prefeito visitou dois Centros de Referência da Assistência Social (Cras), onde é realizada a entrega dos alimentos à famílias que necessitam.
O PAA municipal faz parte das diversas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, que buscam fortalecer a agricultura familiar, oferecendo serviços públicos e promovendo a alimentação saudável, como um direito básico de toda a população. Criado pelo Governo Federal, por meio do artigo 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, o programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, em Canoinhas é gerido pelas secretarias de Desenvolvimento Rural e Assistência Social.
Durante a visita aos Cras o prefeito Beto Faria, que esteve acompanhado do vice-prefeito, Wilson Pereira; do secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke e da secretária de Assistência Social, Ângela Soares, conversou com os moradores que agradeceram o programa e elogiaram a qualidade dos alimentos recebidos. “Temos que agradecer o nosso prefeito Beto Faria por estar mandando verduras para nós, isso ajuda bastante em casa. A gente é pobre e não pode comprar, então a gente ganhando é muito bom para nós”, disse Leonice de Matos, conhecida como Chiquinha, uma moradora bastante conhecida no Campo d’Água Verde.
A comitiva do prefeito Beto Faria visitou o Cras da região I, que compreende todo o distrito do Campo d’Água Verde, e o Cras da região II, que compreende os moradores do Parado, Alto do Frigorífico, Cohab I, Cohab IV, Loteamento Jardim Santa Cruz, Cristo Rei, entre outros. Conforme o prefeito Beto Faria o PAA é um importante aliado no combate a fome, e ainda auxilia os agricultores familiares. “Combater a fome é um objetivo que grande parte dos gestores públicos perseguem, hoje podemos dizer que em Canoinhas estamos caminhando a passos largos neste combate. Com a implantação do PAA em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à fome, estamos podendo ajudar aos canoinhenses que mais necessitam entregando semanalmente para as famílias, frutas e verduras com qualidade, ajudando para que eles possam ter uma alimentação saudável. Aliado a isto compramos esses alimentos de nossos agricultores familiares, onde assim também estamos gerando renda e oportunidades aos nossos produtores”, disse Faria.
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina