O Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria da Agricultura de Mafra vem realizando reuniões com os supermercadistas e com fiscais da Vigilância Sanitária, para discutir e adequar os estabelecimentos à mudança do Decreto 31455, de 1987, divulgada no início do ano, que provocou o enquadramento dos açougues em tipos A e B. As reuniões vem sendo realizadas na Associação Empresarial de Mafra, quando são repassadas todas as informações necessárias para adequação à nova normatização.
Conforme explicações do Médico Veterinário da Secretaria, Leonardo Navarro Cotrim, com a alteração do Decreto, os açougues não podem mais temperar carnes, ficando essa atribuição apenas para os entrepostos, que deverão ter obrigatoriamente o SIM – Serviço de Inspeção Municipal. “Desde janeiro deste ano estamos conversando e orientando os supermercadistas para as adequações necessárias visando a proteção tanto dos comerciantes quanto dos consumidores”, afirmou.
Adesão ao SISBI/SUASA
Ele esclareceu ainda que neste ano a secretaria começou também o trabalho de reformulação do SIM no município, para que o serviço possa aderir ao SISBI/SUASA, o que permitirá aos estabelecimentos que possuam o Serviço de Inspeção Municipal, possam comercializar produtos em todo território nacional. “Estamos em fase de elaboração do projeto, para posteriormente enviá-lo à Câmara de Vereadores de Mafra, para apreciação”, explicou o veterinário.
Priscila Fernandes – Assessora Especial de Comunicação
Joyce Silva e Fátima Strapasson – Jornalistas
Assessoria Especial de Comunicação
Prefeitura de Mafra (SC)