O Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas realizou no período de 31 de março a 03 de abril, treinamento para os bombeiros militares que estão trabalhando no atendimento as chamadas de emergência pelo número de telefone 193, e nos despachos de guarnições e gerenciamento das ocorrências.
A região do 9º Batalhão de Bombeiro Militar possui duas centrais de emergência localizadas em Canoinhas e São Bento do Sul. Devido as questões de efetivo e otimização de recursos, Canoinhas atende as ligações dos municípios de Três Barras, Papanduva, Major Vieira,
Monte Castelo, Bela Vista do Toldo e Mafra. Já São Bento do Sul recebe ligações de Rio Negrinho, Campo Alegre, Garuva e Itapoá.
Neste treinamento realizado por oficiais e praças da Diretoria de Informática, Tecnologia e inovação de Florianópolis, foram ministradas aulas sobre manutenção, utilização e protocolos dos sistemas de rádio, consoles e servidores, possibilitando diminuir problemas de falta de comunicação e tempo no restabelecimento dos sistemas.
Segundo o tenente coronel, comandante do 9º BBM, Edson Luiz Biluk, também estão sendo disponibilizados novos programas para diminuir o tempo resposta no acionamento, reconhecimento do local da ocorrência, triagem e solicitações de apoio/recursos (apoio ao SAMU, Polícia Militar, Ambiental e outros), por meio de smartphones e tablets com dados móveis que estão sendo disponibilizados para as guarnições de serviço, onde podem visualizar os mapas e as rotas de acessos e filmagens do deslocamento e atendimento de ocorrências.
Em 2014, nos 18 municípios de abrangência do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, foram atendidas 16,2 mil ocorrências entre acidentes, atendimento pré-hospitalar, incêndios, salvamento e resgates, bem como quase 21 mil atendimentos de análise de projetos preventivos contra incêndio, vistorias de habite-se em imóveis e de liberação do atestado de funcionamento de empresas novas e existentes.
“Por esta razão, é necessária a capacitação, padronização e disponibilizar um grupo de bombeiros militares para atender exclusivamente as centrais de emergência”, finaliza Biluk.
Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas