You are currently viewing Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas realiza treinamento para operadores do sistema de Emergência 193

Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas realiza treinamento para operadores do sistema de Emergência 193

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas realizou no período de 31 de março a 03 de abril, treinamento para os bombeiros militares que estão trabalhando no atendimento as chamadas de emergência pelo número de telefone 193, e nos despachos de guarnições e gerenciamento das ocorrências.

 

A região do 9º Batalhão de Bombeiro Militar possui duas centrais de emergência localizadas em Canoinhas e São Bento do Sul. Devido as questões de efetivo e otimização de recursos, Canoinhas atende as ligações dos municípios de Três Barras, Papanduva, Major Vieira,

Monte Castelo, Bela Vista do Toldo e Mafra. Já São Bento do Sul recebe ligações de Rio Negrinho, Campo Alegre, Garuva e Itapoá.

 

Neste treinamento realizado por oficiais e praças da Diretoria de Informática, Tecnologia e inovação de Florianópolis, foram ministradas aulas sobre manutenção, utilização e protocolos dos sistemas de rádio, consoles e servidores, possibilitando diminuir problemas de falta de comunicação e tempo no restabelecimento dos sistemas.

 

Segundo o tenente coronel, comandante do 9º BBM, Edson Luiz Biluk, também estão sendo disponibilizados novos programas para diminuir o tempo resposta no acionamento, reconhecimento do local da ocorrência, triagem e  solicitações de apoio/recursos (apoio ao SAMU, Polícia Militar, Ambiental e outros), por meio de smartphones e tablets com dados móveis que estão sendo disponibilizados para as guarnições de serviço, onde podem visualizar os mapas e as rotas de acessos e filmagens do deslocamento e atendimento de ocorrências.

 

Em 2014, nos 18 municípios de abrangência do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, foram atendidas 16,2 mil ocorrências entre acidentes, atendimento pré-hospitalar, incêndios, salvamento e resgates, bem como quase 21 mil atendimentos de análise de projetos preventivos contra incêndio, vistorias de habite-se em imóveis e de liberação do atestado de funcionamento de empresas novas e existentes.

 

“Por esta razão, é necessária a capacitação, padronização e disponibilizar um grupo de bombeiros militares para atender exclusivamente as centrais de emergência”, finaliza Biluk.

 

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas