Para fomentar a cultura local por meio de peças teatrais, a Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer desenvolve diversas ações, como aulas de teatro na Casa da Cultura, parceria com instituições, como o Sesc, que trazem espetáculos para o município, além do apoio a iniciativas da comunidade canoinhense nesta área. Uma das ações que tem recebido atenção da prefeitura, por meio da Fundação, é a peça “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, promovida pela associação de moradores do Salto da Água Verde, que neste ano recebeu a subvenção no valor de R$10 mil para realização do evento, que acontece nesta sexta-feira, 3.
“A fundação vem sempre incentivando as ações e as expressões culturais no município de Canoinhas, sendo a apresentação do Salto da Água Verde um ícone, por ser feita pela comunidade que transforma agricultores em atores”, comenta a gestora da Fundação Cultural, Viviane Bueno.
Desde 2002, mais de 200 agricultores preparam a encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, apresentada sempre na sexta-feira Santa. Este ano são esperadas mais de 10 mil pessoas, entre canoinhenses, turistas e pessoas que vem para Canoinhas visitar seus familiares na Páscoa e assistir o teatro. A organização pede para que as pessoas que irão conferir a peça combinem caronas, para diminuir a quantidade de veículos, pois não dispõem de um espaço tão grande para estacionamento.
O teatro “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” tem início às 18 horas, com as trilhas e às 20h30 com apresentação próxima da Igreja São João Batista, no Salto D’Agua Verde. Este ano, a equipe organizadora estará cobrando R$3, por pessoa, para auxílio no custeio das despesas.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina