Procon orienta consumidores sobre compras de chocolates para Páscoa

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Com a proximidade da Páscoa, comemorada este ano no dia 5 de abril, o Procon de Canoinhas alerta os consumidores sobre alguns cuidados que devem ser tomados na hora de comprar chocolates.

A primeira dica é definir o que comprar antes de sair de casa, como também fazer uma pesquisa de preços, ainda mais quando o produto é vendido somente em determinado período do ano, como o caso dos ovos de chocolate, pois os preços podem variar de uma loja para outra. O consumidor também deve ficar atento às informações veiculadas em anúncios, panfletos e material publicitário, pois o fornecedor deve sempre cumprir as ofertas anunciadas. Além disso, também é importante prestar atenção no peso dos ovos de chocolate, porque as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos dos produtos não são equivalentes entre as marcas. Quando houver inclusão de brinquedos no interior do ovo, observe se na embalagem contém o selo com a idade recomendável para seu uso, além da seguinte frase: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.

Na hora da compra, segundo o Coordenador do Procon, Wagner Bilitzki, é importante observar o local onde o chocolate é armazenado e verificar a limpeza do ambiente. O chocolate deve ficar em temperatura de aproximadamente 18 graus, longe de produtos que tenham odor forte, de produtos de limpeza e de fontes de calor. Em ambientes muito quentes o chocolate derrete e, no frio, o produto endurece e pode apresentar coloração esbranquiçada.

Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Evite levar crianças para fazer compras, as cores das embalagens e as personagens infantis causam grande influência, o que pode fazer com que os adultos gastem mais do que o planejado. Caso o consumidor sinta-se lesado, deve entrar em contato com o Procon de Canoinhas, através do telefone 151, ou na Rua Coronel Albulquerque, 560. Antigo Colégio Comercial. O horário de atendimento é das 13h as 19h.

-- 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina