Implementação e gestão do SUAS são temas do Encontro Regional Sul do CONGEMAS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Começou na manhã desta quinta-feira (26) e segue até sexta-feira (27) o Encontro Regional Sul do Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS. Mais de 700 participantes entre secretários municipais de Assistência Social e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS de nível Superior e Médio dos três estados do sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) estiveram reunidos em Balneário Camboriú, para debater a Implementação do SUAS na Prática Cotidiana da Gestão Pública. O objetivo é promover um espaço de discussão e elaborando propostas para avanço na política pública da Assistência Social.

Durante a solenidade de abertura, a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Denise Colin, destacou que é preciso analisar a rotina dos trabalhos, a conjuntura e a perspectiva de futuro. “Tivemos avanços, mas temos ainda inúmeros desafios e é só nessa discussão conjunta que vamos poder mudar e estabelecer outra forma de relação e de inserção dessa política na agenda pública de todos os entes federativos e com o aprimoramento deste pacto”, enfatizou a secretária.

Os desafios e dificuldades foram frisados também por outras autoridades que participaram da abertura do evento. Para a presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS de Santa Catarina, Ana Cláudia da Silveira Quege, o grande desafio é a qualidade dos serviços prestados no âmbito da Política de Assistência Social. “Ao retornarmos aos nossos Municípios, que possamos estar mais fortes e preparados e que todo aprendizado possa melhorar o desempenho de intervenção nos assegurando os resultados esperados e sonhados por todos nós”, refletiu.

A futura secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Iêda Castro, reforça que construir o cotidiano não é tarefa fácil. “Disputar cada vírgula de gestão pra que essa política se efetive, é um cotidiano pesado, todos os desafios são vistos como possibilidade” comentou a secretária que em breve assumirá a pasta, destacando ainda a importância da união entre os entes federativos para efetivação da política de Assistência Social. “O mais interessante é que o sistema é único e sendo único é competência de todos nós”, finaliza.

A revolução causada pelo SUAS na gestão pública da assistência social foi apontada pela secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Ângela Albino. Para ela a “assistência social é um direito, uma política pública, não é esmola”. O presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, José Rodrigues Rocha Júnior, também exaltou os avanços do SUAS e destacou que hoje, a política pública de assistência social passa por um momento distinto dos últimos dez anos. “Esse é um momento distinto do que estamos costumados, é um momento que exige de nós gestores municipais uma construção política para além da construção técnica que temos feito na nossa rotina de trabalho. Precisamos fazer uma construção política para que avancemos e para que não haja retrocesso naquilo que fizemos até agora”, conclui.

A solenidade de abertura contou com a participação do presidente do CONGEMAS, José Rodrigues Rocha Júnior; da presidente do COEGEMAS de Santa Catarina, Ana Cláudia Quege; da presidente do COEGEMAS do Rio Grande do Sul, Jacqueline da Conceição Torres; do presidente do COGEMAS do Paraná, José Roberto Zanchi; da secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina, Ângela Albino; do secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul, Miki Breier; das secretárias Nacionais de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Denise Colin e Iêda Castro; do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Edivaldo da Silva Ramos; do secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, Luiz Maraschin; do articulador da regional Sul do CONGEMAS, Cleber Giovane da Silva; da assessora técnica da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social do Paraná, Márcia Mazzarotto, representando a secretária Fernanda Richa e da assistente social da FECAM, Janice Merigo.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM