Neste domingo, 22, foi comemorado o Dia Mundial da Água, instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data visa demonstrar a importância da água para o Planeta. No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um importante documento chamado de ‘Declaração Universal dos Direitos da Água’, no texto são apresentados medidas, sugestões e informações para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. Aproveitando a data, a secretaria de Meio Ambiente de Canoinhas organizou uma série de atividades com crianças das escolas municipais.
Na Escola Básica Municipal Aroldo Carneiro de Carvalho, localizada no bairro Jardim Esperança, as crianças participaram de palestras educativas, com as equipes da secretaria de Meio Ambiente, do Comitê do rio Canoinhas e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Na palestra foram abordados assuntos como a conscientização e utilização dos recursos hídricos, e a atual situação do planeta com relação a água.
Já no dia 19 de março a secretaria organizou uma visita dos alunos à Estação de Tratamento de Água (ETA), com o objetivo de demonstrar aos alunos como é realizado o tratamento da água em Canoinhas. “Foi um dia muito importante, pois os alunos puderam ver como é realizado o tratamento da água, bem como, ver a importância do cuidado com os recursos hídricos de nosso planeta. Também conseguimos para este ano trazer para a ETA os alunos do interior de nosso município, que pela primeira vez puderam ver o trabalho de tratamento da água, e podem ter certeza que ficaram maravilhados com a oportunidade de conhecer a ETA”, disse Adinor da Silva, secretário de Meio Ambiente de Canoinhas. Conforme a secretaria as atividades reuniram aproximadamente mil crianças, que também receberam um kit contendo revistas (gibis) educativos, canetas e garrafinhas.
O trabalho que conscientização da população, principalmente das crianças é importante, visto os alarmantes dados da ONU, onde relata que apesar do planeta terra ser formado por dois terços de água, cerca de apenas 0,01%, do total da água do planeta é potável, ou seja, é própria para o consumo. O Brasil detém um índice importante, cerca de 12% de toda a água doce do planta está no país, mas é necessário um cuidado especial, pois dados da ONU demonstram que até 2030 o planeta enfrentará um déficit de água de 40%, a menos que seja melhorada dramaticamente a gestão desse recurso. Esse dado foi apresentado no Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Água 2015, que foi lançado na sexta-feira, 20, em Nova Déli, na Índia.
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina