O presidente da Santur (Santa Catarina Turismo), Valdir Walendowsky, proferiu palestra na tarde desta quinta-feira (19), durante o XIII Congresso Catarinense de Municípios, tratando sobre o potencial turístico de Santa Catarina. Walendovisck apontou as oportunidades de trabalho no setor, destacando que o Estado é referência em atratividades ligadas à natureza.
Em pesquisa realizada recentemente pela Santur, foram identificados os segmentos com maior potencial de atração turística em Santa Catarina. Destaque para as belezas naturais, esporte de aventura, o estilo de vida saudável da população e a gastronomia. Outro ponto considerado fundamental é a diversidade cultural, propiciada pela colonização marcada por 23 diferentes etnias.
Conforme Walendowsky, após o estudo, o Estado foi dividido em 10 regiões turísticas, tendo em vista a diversidade de características de cada região. A divisão, diz ele, facilita o trabalho de divulgação e direcionamento de ações para o setor de serviços em turismo. De acordo com o presidente da entidade, atualmente são cerca de 600 mil postos de trabalho gerados, com expectativa de ampliação desse número.
Durante sua fala, dirigida aos prefeitos e gestores públicos presentes no Congresso, Walendowsky ressaltou a importância da realização de investimentos por parte dos municípios, voltados ao setor de turismo. Atualmente, diz ele, por razões cambiais, o turista brasileiro está procurando cada vez mais destinos internos, o que gera receita para as próprias cidades por meio do retorno financeiro gerado no comércio e na prestação de serviços.
fonte: AJDORI/SC
Jornalista responsável no XIII Congresso Catarinense de Municípios – Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação da Federação Catarinense de Municípios – FECAM