O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo causada pelo papilomavírus humano, com mais de 100 tipos de vírus, o HPV pode causar câncer, principalmente de útero. A fim de evitar futuras contaminações e proteger a saúde do útero desde cedo, a Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva inicia nesta semana a campanha de vacinação contra o HPV, que deve imunizar meninas de 9 a 11 anos de idade.
Para imunizar o maior número de jovens, além de estar disponível nas unidades básicas de saúde, a equipe de epidemiologia do município percorrerá as escolas, orientando e aplicando a primeira dose da vacina. A segunda dose deverá ser aplicada em setembro deste ano.
O principal objetivo da vacinação é a prevenção do câncer de colo do útero. A infecção pelo HPV é muito frequente embora na maioria das vezes, o vírus do HPV é eliminado espontaneamente pelo organismo, mas em alguns casos ele pode provocar a formação de verrugas na pele e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra, além de lesões de alto risco nos órgãos genitais que podem evoluir lentamente para o câncer de pênis e o de colo de útero.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas indicam que no mundo 270 mil mulheres morrem devido à doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram, somente em 2011, em decorrência deste tipo de câncer.
Assessoria de Comunicação Social, Imprensa e Marketing Municipal