A Rede Municipal de Ensino papanduvense atende através do Programa Nacional de Alimentação – PNAE em torno de 1.700 estudantes, entre Ensino Fundamental, Educação infantil e Educação de Jovens e Adultos – EJA. São servidas para os estudantes cerca de 2.800 refeições por dia, entre lanches e almoço. Os estudantes do Ensino Fundamental que permanecem na escola em período integral recebem o almoço.
A Secretaria Municipal de Educação conta hoje com 23 profissionais, entre nutricionista e cozinheiras, envolvidas diretamente no processo de preparação e distribuição das refeições. O cardápio, composto pelos alimentos básicos: carnes, leite, ovos, cereais, hortaliças e frutas é elaborado pela nutricionista, considerando a faixa etária e os hábitos alimentares local. As unidades educacionais dispõe de cozinhas equipadas para a produção das refeições, oferecendo uniforme, proteção de cabeça e capacitação para as cozinheiras.
Além da oferta de alimentos e preparações saudáveis, também são desenvolvidas atividades constantes entre os estudantes, cujo objetivo é a promoção da saúde ao longo da vida, através da alimentação.
A aquisição dos gêneros é realizada de acordo com a Resolução CD/FNDE no 26, de 17 de junho de 2013, sendo processo licitatório e chamada pública. O Controle de qualidade é feito pelo Município com a participação do Conselho de Alimentação Escolar – CAE. Os recursos investidos no Programa são oriundos do Município e do Governo Federal.
Tamires
Prefeitura de Papanduva