Após a reunião de secretários que aconteceu nesta segunda-feira (23), a Administração Municipal optou pela não realização das Festividades em comemoração aos 61 anos do município, celebrado no mês de abril. Entre as atrações, Shows e Festival da Canção foram cancelados. A Prefeitura estuda a possibilidade de realizar eventos menores voltados à comunidade, que não demandam grande emprego de recursos financeiros.
A decisão foi tomada considerando o arrocho financeiro que afeta as prefeituras de todo o país. Dados divulgados pela Fecam (Federação Catarinense dos Municípios) apontam que os meses de janeiro e fevereiro deste ano, tiveram o índice de repasse dos recursos do FPM abaixo do esperado, sendo bem inferior ao mesmo período do ano passado.
Segundo o prefeito Tuca, o dinheiro não gasto com as festividades será investido na recuperação de estradas, setor este, que precisa de reparos constantes. “Nossa vontade era fazer uma grande festa, mas festa a gente faz quando tem condições”, disse o prefeito. Ainda de acordo com o prefeito, a prefeitura está executando a dragagem e desassoreamento do Rio Papanduva, que por ser uma obra emergencial, precisou ser executada com recursos próprios do município.
A Administração Municipal sabe da importância de festejar o aniversário do município, mas neste momento a prioridade é oferecer melhores condições na infraestrutura básica da cidade, como melhor tráfego, segurança para os ribeirinhos e melhorias no abastecimento de água. Obras estas que seguem em andamento.
Tamires
Prefeitura M. de Papanduva.