You are currently viewing Estradas do interior são destruídas por caminhões de madeira

Estradas do interior são destruídas por caminhões de madeira

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

 

Com muitos quilômetros de estradas no interior, o município de Irineópolis tem enfrentado dificuldades para manter as condições de trafegabilidade. Além das chuvas acima da média neste início do ano, o trafego de caminhões (bitrens), carregados com toras de pinus são vistos diariamente pelas estradas do município danificando absurdamente alguns pontos das estradas.  Para o prefeito Juliano Pozzi Pereira, a situação é de destruição do patrimônio público. 

Um exemplo é o que vem ocorrendo na localidade de Rio Vermelho, em virtude do corte de uma área de pinus, um grande trecho das estradas de acesso a comunidade está totalmente destruído. O problema tem prejudicado o transporte da produção agrícola e dos ônibus escolares, sem considerar o deslocamento normal dos moradores daquela localidade.

O município irá implementar medidas visando o ressarcimento das despesas com a recuperação desse trecho da estrada, bem como de todas as estradas que vierem a ser  danificadas deliberadamente pela ação do homem. A Administração Municipal entende a importância econômica dos reflorestamentos para o município, porém, pede consciência aos proprietários dos imóveis reflorestados e as empresas para com as estradas do município.

Outra situação que danifica em muito a conservação das estradas municipais é a falta de manejo adequado do solo que acaba provocando erosão nas áreas de lavoura.  Toda a terra é despejada no leito das estradas, destruindo também valetas e bueiros.

Na localidade de São Roque, o manejo inadequado do solo por parte de agricultores, fez com que a água da chuva escoasse toda pela estrada que ficou totalmente destruída. No ano de 2014, o município investiu aproximadamente R$ 50 mil para recuperar esse mesmo trecho, que fica próximo a uma pequena capela religiosa na localidade de São Roque.  Agora, a situação se repete. O terreno arado e desprovido de cobertura vegetal em uma região de encosta já causou prejuízos ao município no ano passado e este ano novamente. “É outro caso de destruição do patrimônio público municipal”, afirma o prefeito.

 

 

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Irineópolis – SC

Jornalista Ellen Colombo –MTb 0004252 SC