As Associações de Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE, da Região do Contestado – AMURC e da Região Serrana – AMURES, integrantes do Grupo Paritário de Trabalho (GPT) se reuniram com os demais participantes nesta quarta-feira (5), na sede da Autopista Planalto Sul, em Rio Negro.
Durante a reunião de retomada dos trabalhos em prol da duplicação da BR 116 e de melhorias emergenciais o superintendente da Concessionária, Antonio Cesar Sass contou que a empresa já contratou o estudo de viabilidade da duplicação. O mesmo foi detalhado aos presentes. Foi dada a garantia de que no final de fevereiro o Grupo terá acesso aos dados que irão embasar o estudo final. Depois disso, o Grupo se reunirá para discutir o resultado e apresentá-lo ao líder da bancada catarinense na Câmara, deputado Mauro Mariani.
Com o estudo em mãos, o GPT irá definir onde a duplicação é mais urgente e após uma análise segmentada discutir o que fazer e como fazer. O estudo vai apresentar soluções a curto, médio e longo prazo para os pontos críticos do trecho. Cabe agora às Associações discutirem com suas prefeituras e elencar os problemas de segurança que encontram na rodovia. Na próxima reunião, marcada para o dia 13 de março, ocasião em que será apresentado o estudo de viabilidade, devem participar representantes de todos os municípios lindeiros.
O prefeito de Monte Castelo Aldomir Roskamp foi eleito presidente da Comissão permanente da BR 116, instituída na AMPLANORTE. Para ele esta luta deve ser encampada por todos. Devem ir juntos a Brasília pleitear a inclusão da duplicação no PAC III. Convidou a Autopista para ir, juntamente com os prefeitos, na ANTT, em março, quando acontece mais uma Agenda Federativa da AMPLANORTE junto aos ministérios.
Adriana Bonin
Jornalista MTB 2644 SC
Assessora de Comunicação AMPLANORTE