Em 2015 a Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas desenvolverá programa voltado à saúde dos homens. Para mostrar à comunidade algumas ações que deverão ser desenvolvidas por meio deste programa, as equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município promoveram ação em parceria com a Policlínica Municipal no bairro Campo da Água Verde, na última semana de novembro.
As ações promovidas pelas equipes de ESF integraram a campanha “Novembro Azul”, que visa chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante o evento foram feitos atendimentos de livre demanda com atualizações vacinais, 53 testes-rápidos para DST/Aids e 87 consultas de enfermagem.
Além dos atendimentos de enfermagem, os médicos Erasto de Maio Netto, Betânia Therezinha de Carvalho Bernardo, Ana Julia Dela Bruna Brand, Maria Esmeralda Sanabria Labrada e Luis Enrique Medel Mendoza prestaram mais de 100 atendimentos. Neste dia também foram oferecidos exames, entre eles o de próstata, conforme o protocolo do Programa de Saúde do Homem.
O evento possibilitou ainda a obtenção do diagnóstico médico imediato de hipertensos e diabéticos, que foram incluídos no Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), recebendo orientações e medicamentos, além do atendimento com profissional de enfermagem e consulta com nutricionista.
O programa de Saúde do Homem deverá ser implantado no próximo ano com atendimentos na Policlínica Municipal, proporcionando mais atenção e cuidado com a população masculina de idade entre 20 e 59 anos. Entre as ações planejadas para este programa está a realização de grupos de apoio, consulta médica clínica geral (seguindo triagem ou encaminhamento), consulta de enfermagem; solicitação e autorização de exames, conforme cada caso; realização de testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis; atualização da caderneta de vacinação e orientações diversas.
“Os homens que não puderam participar deste evento podem procurar a Policlínica Municipal ou a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para solicitar esse tipo de atendimento”, orienta a enfermeira Carla Flenik Ribeiro da Silva, coordenadora da policlínica municipal.
—
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Canoinhas / Santa Catarina