A Prefeitura de Três Barras por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte realizou na sexta-feira (21), o II Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), compromisso que visa assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade no 3º ano do Ensino Fundamental. O Seminário foi realizado com o objetivo de compartilhar as vivências dos professores que buscam garantir os direitos de aprendizagem de todos os alunos do 1º ao 3º ano da Rede Municipal de Ensino.
No Seminário estiveram presentes pais, alunos, professores, diretores e orientadores escolares, vereadores, secretários e demais autoridades do município, que participaram da palestra ministrada pela Neuropsicopedagoga Marlene Gonzatto, que abordou o tema “Os Desafios do Ensinar a Ler e Escrever no Início da Alfabetização”.
De acordo com o Prefeito de Três Barras Elói José Quege, este projeto terá continuação em Três Barras “pois a educação hoje é a primeira porta para muitas outras oportunidades”, comentou.
Após o Seminário a orientadora de estudos Marli Antunes fez as considerações finais sobre as apresentações e destacou a importância do compromisso efetivo de cada professor alfabetizador. “Os educadores puderam aproveitar muito o Seminário, pois foi um direcionamento novo na pratica pedagógica. Por meio do trabalho realizado do decorrer do ano letivo e comprovado através das apresentações em vídeo e material concreto, que houve a oportunidade de aprendizagem dos alunos por meio de jogos didáticos, leitura para crianças e suas famílias através da sacola da ‘sabedoria’, entre outros. Foi uma grande chance de aprendizado para nós e para os alunos e com certeza haverá um próximo Seminário em 2015”, explicou Marli.
--
Camila Lima
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Três Barras - Santa Catarina